Pelo 5º dia, bombeiros tentam apagar incêndio em parque de Mato Grosso

Fogo começou no final de semana e atinge diversos pontos do parque.
Bombeiros e brigadistas atuam no combate ao fogo no Parque Serra Azul.

Bombeiros tentam controlar incêndio no Parque Estadual Serra Azul. (Foto: Edevilson Arneiro/Prefeitura de Barra do Garças-MT)

Uma equipe de brigadistas e bombeiros tenta pelo quinto dia consecutivo apagar um incêndio no Parque Estadual Serra Azul, na região da cidade de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a dificuldade, além do tempo seco, está no fato do incêndio estar presente em diversas partes do parque.

O grupo é composto por bombeiros, brigadistas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema) e representantes da brigada de incêndio. Um avião com compartimento de três mil litros de água também é usado no combate ao fogo.

Segundo o diretor do parque, Pedro Fernando Santiago, um produtor teria iniciado o incêndio na encosta do parque, ao atear fogo no quintal da propriedade. “Parte do incêndio está controlada e a outra parte continua queimando. O parque é muito extenso e estamos preocupados pois existem quase seis pontos de incêndio. A princípio vamos esperar acabar com esse incêndio para fazer uma medição e periciar o quanto foi destruído”, disse ao G1 o diretor.

Conforme Pedro, há sete anos não se registrava incêndios no Parque Serra Azul. “O parque está com uma forragem bem grande e, junto com o tempo seco, esses fatores viram uma combustão”, comentou. Os bombeiros tambem tentam evitar que o fogo se aproxime de residências que ficam na encosta da serra.

Parque Serra Azul
A área, que possui cerca de 10 mil hectares, fica a quatro quilômetros do centro de Barra do Garças. O Parque Serra Azul é composto por circuito de cachoeiras, trilhas, grutas e sítios arqueológicos. É considerado um dos principais roteiros turísticos da região.

Responder

comment-avatar

*

*