Pesquisadores buscam por petróleo e gás em Canarana

CANARANA – Pesquisadores estão em busca de petróleo e gás no município de Canarana. Os trabalhos da ANDL Servi-ços Geofísicos LTDA, empresa com sua matriz em Mossoró/RN, estão sendo realizados em 14 municípios do Mato Grosso, que estão dentro da Bacia do Parecis, que circunda o Parque Indígena do Xingu. Os serviços foram contratados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). A identificação do projeto é 0314_2D_ANP_ ANDL_PARECIS.
Nossa reportagem conversou com o coordenador de permissoria da ANDL, Marcos Morais. Sua equipe está hos-pedada em um hotel da cidade. Os trabalhos no estado do Mato Grosso iniciaram no último mês de abril. Em Canarana eles desembarcaram no dia 29/Jul. A sua equipe faz o contato com os proprietários das áreas onde será feito o trabalho de prospecção física. Após a primeira etapa, outras equipes realizam os trabalhos de topografia, perfuração, carregamento e registro. São 2.339 quilômetros de linha sísmica pesquisadas aqui no estado. O trabalho é realizado por mais de 300 profissionais e deve se estender até o próximo ano.
Conforme Marcos, pela experiência que ele tem na área, as chances de encontrar petróleo ou gás são muito grandes. “A ANP não investiria milhões por essa pesquisa caso ela não tivesse convicção de que aqui existe petróleo e gás”, argumentou Marcos Morais. Após os trabalhos de pesquisa, a bacia será divida em blocos, que serão leiloados. A partir de então as empresas virão em busca do petróleo ou gás. Nas propriedades onde se instalarem as empresas, os proprietários receberão royalties, bem como os municípios onde elas ficam. Jornal o Pioneiro

Responder

comment-avatar

*

*