Poesia em língua portuguesa é incentivada em concurso literário

Concurso Literário Henrique José de Souza conta com o apoio do deputado Neldo Weirich.

imagem premio JHS

Os poetas brasileiros e de países de língua portuguesa terão mais uma forma de divulgar suas composições: através do Concurso Literário Henrique José de Souza – Nova Xavantina – MT – Brasil. A primeira edição é promovida pelo Instituto Brasileiro de Ação e Cidadania, o i-cultural.br e tem o apoio do deputado estadual Neldo Weirich (PR).

O concurso literário tem como objetivo abrir um espaço para produções literárias em diversas categorias como: Poesia, Dissertação, Recital de Poema, Biografia Resumida, e também na cultura indígena, através do Conto para as etnias Xavantes e Carajás. Os trabalhos poderão ser enviados até o dia 15 de julho pelo correio para Instituto Cultural Brasileiro de Ação e Cidadania sito a Rua Professor Henrique José de Souza, 383, Centro CEP 78600-000 Nova Xavantina – MT ou pelo site www.concursoliterariohjs.com.br.

A categoria “Poesia” destina-se a escritores profissionais ou amadores tanto nacionais como de outros países de língua portuguesa. Com o tema livre, qualquer poeta pode enviar sua obra para apreciação. Essa categoria conta com a maior premiação, R$ 10 mil para o primeiro colocado. Desta forma, o objetivo é atrair o maior número de poetas amadores e profissionais nesta participação.

categoria “Redação” é voltada aos alunos do 9º Ano ao 3º do Ensino Médio. Com o tema “Miscigenação na América do Sul”, os estudantes terão que desenvolver uma dissertação sobre o tema onde a abordagem da troca cultural de diversas raças deve ser feita de forma inovadora e criativa.

Já a categoria “Recital de Poesia” foi desenvolvida especialmente para algumas cidades do Vale do Araguaia, no Mato Grosso. Com o tema “Minha Cidade”, qualquer nascido ou residente das cidades Canarana, Cocalinho, São Félix do Araguaia, Vila Rica, Barra do Garças, Água Boa, Campinápolis e Nova Xavantina poderá escrever uma obra poética sobre sua cidade. As melhores produções serão pré-selecionadas até 22 de julho e seus autores recitarão suas obras na data da Premiação, onde uma obra de cada cidade será escolhida.

A categoria “Conto” é destinada aos índios Xavantes e Carajás que em língua nativa produzirão textos originais ou tradicionais sobre suas culturas. O objetivo desta categoria é incentivar o emprego da língua indígena e preservar a cultura e tradições dessas etnias. Cada etnia terá uma premiação.

A última categoria, “Biografia Resumida”, é destinada aos membros da Sociedade Brasileira de Eubiose. Os candidatos terão que escrever uma biografia resumida com aspectos da vida pública de seu fundador: Henrique José de Souza.

O resultado final do I Concurso Internacional de Literatura e Redação Henrique José de Souza será publicado no dia 22 de julho pelo site www.concursoliterariohjs.com.br, exceto a categoria Recital de Poesias, cujo resultado será divulgado em 9 de agosto, data em que acontecerá a premiação na cidade de  Nova Xavantina.

Nesta ocasião, será realizado um show de Almir Sater para abrilhantar o evento.A premiação oferecida será de notebooktablet, viagem ou prêmios em dinheiros, de acordo com cada categoria.

Para o deputado Neldo, é um prazer apoiar um concurso desse porte. “A Sociedade Brasileira de Eubiose vem desenvolvendo um brilhante trabalho no Estado de Mato Grosso. Esse concurso é mais uma prova do potencial da cultura que podemos compartilhar em nível estadual e até internacional.”

Responder

comment-avatar

*

*