Polícia apreende mais de 100 quilos de dinamite em caminhão em MT

Material estava distribuído em sete caixas.
Polícia Civil investiga versão apresentada por condutor de caminhão.

Dinamite apreendida em cidade de MT estava em caminhão (Foto: Divulgação/PM)Dinamite apreendida em cidade de MT estava em caminhão (Foto: Divulgação/PM)

Um carregamento de dinamite foi apreendido na madrugada deste domingo (26) pela Polícia Militar de Guarantã do Norte, a 721 quilômetros de Cuiabá. Os artefatos que somavam cerca de 140 quilos estavam distribuídos em sete caixas, cada uma com aproximadamente 20 quilos, e eram transportados em um caminhão baú interceptado pela polícia na região da BR-163.

O motorista de 43 anos e um homem de 44 anos que seguia viagem na condição de passageiro foram encaminhados pela PM à Delegacia de Polícia Civil em Guarantã do Norte. De acordo com o delegado Carlos Eduardo Muniz, responsável pela investigação do caso, o motorista informou que o material seguiria para a cidade de Peixoto de Azevedo, município distante a 692 quilômetros da capital, destinando-se a garimpos.

O transporte era realizado sem notas e estava em condição irregular. “O motorista disse que saiu do sul do Pará, da cidade de Novo Progresso. Não possuía documentos e estava irregular. Foi preso e indiciado pelo transporte do material”, explicou o delegado, ao G1.

A polícia investiga se a versão apresentada pelo motorista é verídica e tenta esclarecer pontos que permitam identificar, por exemplo, de onde saiu o produto, a finalidade a que se destinava. Esta foi a maior apreensão de dinamites realizada na região norte pela polícia.

Em Mato Grosso, o artefato tem sido constantemente utilizado em crimes de arrombamento de caixas eletrônicos.

Criminosos introduzem o material no interior da máquina onde está o dinheiro, acionam o dispositivo de detonação (pavio) e conseguem fugir levando os valores que se encontram no terminal.

Somente até o último dia 16 de fevereiro, 24 caixas eletrônicos foram alvos de ataques por criminosos, de acordo com o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB).

Apreensões pelo estado
No último dia 15, 98 bananas de dinamite foram encontradas em uma fazenda na comunidade Coqueiral, nas proximidades de Nobres, a 151 km de Cuiabá. Uma pessoa foi presa. Segundo a polícia, este material seria suficiente para explodir 300 caixas eletrônicos.

O produto estava escondido na propriedade e foi dividido em três sacos.

Responder

comment-avatar

*

*