Polícia apreende mais de mil metros cúbicos de madeira ilegal em MT

A multa para cada mil metro cúbico de madeira apreendida é de R$ 300 mil.
Além da madeira e dos caminhões foram apreendidos 5 kg de maconha.

Mais de mil métricos cúbicos de madeira ilegal foram aprendidos em uma operação conjunta realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em diversos municípios no norte de Mato Grosso. De acordo com a PRF, na operação que durou cinco dias também foram recolhidos equipamentos usados no corte dos produtos e aplicadas multas de R$ 300 mil.

Segundo o coordenador da operação, João Leite, mais de 25 policiais atuaram nas regiões de SinopNova Santa Helena e Guarantã do Norte. “Foi uma operação de nível nacional para fiscalizar principalmente a BR-163 no norte de Mato Grosso, porque é um local que a gente sabe que  acontece muito desmatamento no Brasil”, disse o coordenador.

Na operação, 20 pessoas foram presas, sendo a maioria caminhoneiros que transportavam a  mercadoria. Conforme o chefe do policiamento de Sorriso, Héber Araújo, a equipe apreendeu tratores, motosserras e carvão vegetal que estavam sendo feitos a partir da vegetação nativa sem autorização do Ibama.

“O volume de apreensões foi muito expressivo e nós chegamos a superar os mil metros cúbicos de madeira apreendida, tanto madeira serrada quanto beneficiada”, afirmou o coordenador da operação. Conforme a PRF, parte da madeira e dos caminhões apreendidos foram levados para o pátio do Ibama em Sinop. Já a outra parte do material apreendido foi encaminhada para os postos da PRF de Sorriso e Itaúba, cidades respectivamente a 420 e 599 km de Cuiabá.

Ainda de acordo com a PRF, além das madeiras e dos caminhões foram apreendidos também cinco quilos de maconha. G1.MT

Responder

comment-avatar

*

*