Polícia Civil realiza seminário para discutir a relação da polícia com a mídia

A relação da polícia com a mídia será tema do seminário realizado pela Polícia Judiciária Civil nas comemorações do aniversário de 171 anos de existência no Estado de Mato Grosso. O seminário “Polícia e Mídia” acontecerá no dia 30 de abril, a partir das 13h30, no Hotel Fazenda Mato Grosso, salão Aracuã.
No mesmo dia, ao final do seminário, a Polícia Civil entregará 98 medalhas a policiais civis e personalidades que contribuíram para o crescimento da Instituição. Entre os homenageados estão jornalistas, servidores públicos, autoridades da segurança pública, meio jurídico, da justiça, políticos e empresários.
O seminário é aberto a policiais civis, profissionais da imprensa, estudantes do curso de jornalismo e outros agentes da segurança pública. As inscrições serão realizadas no dia do evento.
A secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, é uma das convidadas do evento, que participa do debate com temática “mídia, violência e segurança pública”. A secretária, atualmente, é presidente do Conselho Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Presidente da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, e Presidente do Conselho Nacional de Segurança Pública.
O jornalista Bruno Paes Manso, do O Estadão, vai debater a relação da mídia com a polícia na cobertura de criminalidade e segurança. O jornalista é doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, onde defendeu a tese Crescimento e Queda dos homicídios em São Paulo, entre 1960 e 2010.
Os convidados de fora comporão mesa com o secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, Alexandre Bustamante, o jornalista mato-grossense Kleber Lima, do site Hiper Notícias e o jornalista Jonas Silva, susbstituirá a jornalista Keka Werneck, que devido a repouso recomendado em seu estado de gravidez, não poderá participar.
Para o delegado geral da Polícia Civil, Anderson Aparecido dos Anjos Garcia, a mídia sempre teve papel importante dentro do contexto policial. “Por ser um instrumento de comunicação de massa, por levar conhecimento a sociedade, como também pela responsabilidade constitucional que recai sobre si, pois segurança pública é dever do estado, mas direito e responsabilidade de todos, seja pessoa física ou jurídica. Motivo este que nos levou a escolha do tema deste ano”, explicou.
As celebrações de seu aniversário acontecem no mês de abril, conforme o artigo 6º da Lei Complementar 155, de 14 de janeiro de 2004, que institui o dia 21 de abril como data comemorativa da Polícia Civil de Mato Grosso, exaltando o vulto de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, Patrono das Polícias. No Brasil, a Polícia Civil é um dos órgãos instituídos em 1808 por D. João VI. Em 2013, a Instituição completou 205 anos de existência no país.

Responder

comment-avatar

*

*