POLÍCIA E COMUNIDADE: Estado investe em policiamento comunitário no interior e na fronteira‏

Estado investe em policiamento comunitário no interior e na fronteira
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) começou nesta segunda-feira (30.09), o Curso de Promotor de Polícia Comunitária em Primavera do Leste. O evento vai até o final de semana (dia 4 de outubro) com participação das polícias civis e militares, bombeiros, servidores da Politec, comunidade, além de representantes dos poderes Legislativos e Executivo do município. Ao todo participarão 40 pessoas.
Organizado pela Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, o curso tem a finalidade de difundir a filosofia de Polícia Comunitária em municípios do interior do Estado, Além de Primavera do Leste, também foram contemplados com o Curso de Promotor de Polícia Comunitária as cidades de Cáceres, Porto Esperidião e Comodoro, que estão localizadas na faixa de fronteira do Brasil com a Bolívia. Nas cidades, a capacitação será realizada entre os dias 07 e 11 de outubro.
Segundo o coordenador Estadual de Polícia Comunitária, major PM Júlio Martins, é a primeira vez que o curso será promovido nos municípios de Porto Esperidião e Comodoro e terão a a participação de policiais de Rondônia. “A capacitação será mais um investimento na área de segurança pública da região da faixa de fronteira”, disse.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) começou a oferecer o curso de promotor de Polícia Comunitária em Mato Grosso, no ano de 2008, quando 370 profissionais da segurança pública Estadual, Federal e Municipal foram capacitados na primeira turma do curso. Desde então, as capacitações não param. Até 2012, foram contabilizados 3.808 profissionais com o curso de promotor no currículo.

Para o coordenador , a filosofia de polícia comunitária é enfrentar a criminalidade em parceria com a comunidade. “Na prática é o controle da criminalidade por meio da relação de confiança entre a polícia e o cidadão”, disse o major PM Júlio Martins.

 LUZIA ARAÚJO
Assessoria/Sesp-MT

Responder

comment-avatar

*

*