POLÍCIA MILITAR COMANDO GERAL

ORDEM DO DIA

 Na data de hoje, 06 de novembro, a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso comemora 293 anos de existência, como uma instituição sempre presente no cotidiano do cidadão de nosso estado.

 Não há como desassociar a idéia de polícia do contexto social. A polícia esteve, está e sempre estará inserida como personagem determinante das relações sociais.

 O primeiro registro de formação de um povoado, minimamente organizado, em terras mato-grossenses, data da exploração do ouro na região do Coxipó, no então Arraial do Cuyabá, no início do século XVIII.

 Assim como o Rio Cuiabá, que empresta nome a nossa Capital foi determinante como via de chegada e saída de nossas terras, a idéia de polícia também foi no processo de formação e consolidação deste núcleo populacional.

 O aglomerado de pessoas que surgiu seja pelos que aqui vieram se estabelecer ou os que iam e vinham movidos por interesses econômicos, também fez surgir conflitos diversos, que ensejaram medidas que garantissem a ordem e o bom convívio entre as pessoas.

 Com esse objetivo um ano e sete meses depois da fundação do Arraial do Cuyabá em 08 de abril de 1719, os moradores, em sua maioria mineradores, se reuniram para tomar providências que garantisse a vigilância das minas, evitando perigos nocivos a boa exploração do ouro. Esta reunião foi assim registrada:

 Termo que fizeram os primeiros exploradores que se acharam nas minas de Cuiabá.

Hoje 6 de Novembro de 1720 se juntaram os moradores destas minas a praticar de que modo poderiam conquistar estas minas para exercitarem e trabalharem nelas, porquanto se acham grandes perigos de vários inimigos, tanto os castelhanos que têm suas conquistas nestas vizinhanças como também o muito gentio que são moradores nestas minas, os quais impedem, com suas mortes, assim de brancos como de escravos, e roubos mui grandes que lhes fizeram, deixando os homens desbaratados e desunidos, … consultaram um cabo maior para se poderem unir e terem resistência para continuarem em boa ordem estas conquistas … e acordando acharam os ditos moradores e povo na pessoa do capitão-mor Fernando Dias Falcão… o qual logo lhe deram posse do dito posto, e disse o cabo … que aceitava com grande gosto e que faria toda a sua obrigação necessária.

 Pode-se considerar este registro histórico como a Certidão de Nascimento da atividade policial, legitimada pela vontade do povo que aqui habitava e trabalhava, com a designação de um Cabo Maior para defesa local e manutenção da ordem legal e administrativa no Arraial do Cuyabá.

 A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso nasceu pela vontade do povo e para servi-lo, se acentuando este propósito ao longo de nossa rica história e assim se mantém até os dias atuais.

Esse passado rico hoje se reflete no presente, em que a instituição que nasceu para estar vigilante e vigiar, passou a ser gestora de ações para garantir direitos, com atuação diuturna e presença territorial.

 A presença do policial militar num cruzamento, na praça, em ronda na viatura, no atendimento de ocorrência, visível no cotidiano, sempre terá como objetivo maior garantir os direitos do cidadão.

 Evoluímos muito em conceitos, metodologias, modus operandi, sempre em busca de melhor atender o cidadão.

 Hoje ao comemorarmos mais um aniversário, a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso apresenta uma recente evolução, o novo uniforme.

 Essa evolução é resultado do trabalho austero e valoroso de uma comissão criada com o propósito de avaliar e apresentar sugestão de mudança do uniforme da PM. Após três anos de trabalho da Comissão o Decreto n.º 1.400, de 18 de outubro de 2012, aprovou o Regulamento de Uniformes da Polícia Militar – RUPM.

 O novo uniforme da Polícia Militar, será usado por toda instituição a partir desta data e além de proporcionar maior conforto ao PM em seu cotidiano operacional, permite melhor harmonia visual e é mais adequado as condições climáticas de nossa região. Cada um de nós recebeu dois conjuntos do uniforme 4º A – Policiamento Ostensivo Geral. Os policiais militares especializados também receberam novos modelos conforme o atual Regulamento de Uniformes.

 Mais que uma mudança visual provocada pelo novo uniforme, a mudança maior deve ser na busca em evoluir na qualidade do atendimento ao cidadão mato-grossense, em garantir sua segurança e seus direitos. Essa deve ser a busca incansável de todo policial militar.

 Não diferente do passado, na atualidade a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso está presente nos 141 municípios, em seus núcleos urbanos, distritos e localidades. Possui o respeito e reconhecimento de autoridades, personalidades e principalmente do cidadão comum. Todos sem reservas a condição social ou econômica, etnia, nível educacional ou cultural, opção religiosa ou sexual, ao estarem numa situação de insegurança ou risco acionam o 190 e momentos seguintes o policial militar estará em sua presença pronto para servi-lo.

 Agradeço nesta data tão especial a todos os policias militares, que de forma profissional e dedicada sempre estiveram, estão e vão estar prontos a atender o chamado do povo, garantindo que a sociedade permaneça harmônica e produtiva.

 Espero assim que estes 293 anos de história nos inspire a permanecermos como instituição atuante e determinante do convívio social. Parabéns a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso!

 Quartel do Comando Geral, em Cuiabá – MT, 06 de novembro de 2013. NERCI ADRIANO DENARDI – Cel PM Comandante Geral da PMMT

Responder

comment-avatar

*

*