Polícia recebe reforço em Nova Xavantina para evitar “Guerra” com índios

O clima de medo e insegurança tomou conta da cidade de Nova Xavantina, região do Araguaia, após diversas ações de saques promovidas por índios xavantes em casas e comércios do município.

O coronel da PM, Jorge Luís, informou que o Estado não vai mais tolerar estas atitudes e a polícia vai agir nas próximas tentativas dos indígenas em realizar saques. O recado do comandante foi dado durante reunião com caciques e representantes da FUNAI após os índios saquearem um supermercado de Nova Xavantina.

Toda a onda de saques começou quando um indígena foi baleado por brancos no último domingo durante uma briga. Com argumento de que estão atrás dos suspeitos, os índios estão entrando nas casas de parentes ou amigos dos suspeitos. São mais de cem índios e alguns portando bordunas, arcos e flechas e pintados como se fossem para guerra.

A PM já pediu reforço e a Polícia Federal vai ajudar na negociação com os índios, apenas nas últimas 48 horas quatro casas e um supermercado foram saqueados.

O medo tomou conta de toda a população, cerca de 40 policias de outras cidades foram encaminhados para nova Xavantina para tentar manter a ordem.

Responder

comment-avatar

*

*