Policiais recebem instrução de natação utilitária e atendimento pré-hospitalar tático

OPERADOR DE FRONTEIRA

Porto Esperidião, MT – Instruir os policiais que atuam na região de fronteira para que tenham condições de sobrevivência em situação de risco, envolvendo água. Esse é o principal objetivo do treinamento em natação utilitária. A disciplina integra o Curso de Unidades Especializadas de Fronteira, nível operador, que está acontecendo desde o último dia 30.09 no município de Porto Esperidião.

De acordo com o instrutor do treinamento, capitão BM Ranie Pereira Sousa, o objetivo principal é fazer com que os policiais consigam, em uma situação envolvendo água, nadar fardado e salvar os equipamentos de trabalho. “A natação utilitária é diferente de salvamento aquático e mergulho autônomo. É um treinamento mais focado para que o policial aprenda táticas de sobrevivência na água e de salvamento dos equipamentos”, disse.

No treinamento foram passadas técnicas de flutuação, transposição de curso d’água e técnica de natação utilitária. Ao final do dia, o Corpo de Bombeiros ministrou mais uma instrução, dessa vez, de atendimento pré-hospitalar tático, na qual os policiais receberam orientações sobre atendimento pré-hospitalar, abordagem primária e secundária, protocolo de atendimento de vítimas de trauma, abordagem tática de atendimento com aporte policial em situação de conflito, estrição rápida de vítima do interior de veículo, tamponamento de ferimentos e imobilização e técnicas de rolamento.

O Curso de Unidades Especializadas de Fronteira, nível operador, é um investimento do Governo Federal, por meio da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron), com apoio do Governo do Estado, para profissionais da segurança dos estados de fronteira.

Ao todo, estão aprimorando as técnicas policiais oito investigadores e um escrivão da Polícia Civil de municípios de fronteira, 19 policiais militares do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e uma policial Militar do Comando Regional VI, em Cácares.

LIDIANA CUIABANO
Assessoria/Sesp-MT

Responder

comment-avatar

*

*