Ponte que esta sendo construída na MT130 pela prefeitura municipal vira motivo de polemica em Paranatinga

A construção de uma ponte na rodovia MT 130 que liga á MT 020 para tirar o trânsito de caminhões da área central de Paranatinga pela prefeitura municipal e com recursos próprios tem sido motivo de demandas por parte alguns da sociedade.

Pela segunda vez a construção da ponte sofre denuncias junto ao Ministério Publico pondo em questão a segurança e ate  mesmo a legitimidade da obra que esta sendo feita de madeira e por ser de mão única também.

O engenheiro da prefeitura disse que o projeto em execução foi feito por engenheiros do  estado de mato grosso em 2011 e que a administração apenas esta fazendo a execução ate mesmo com maior índice de segurança que o projeto requer.

Um exemplo citado é que no local foi constatada pelos engenheiros do estado a existência de uma camada de rocha desde o afloramento de 16 metros não sendo necessária a construção de estaca e nem tubolar e sim uma fundação direta e a mesma foi projetada para ser construída toda em madeira.

A madeira conseguida através de doação de uma madeira a qual foi mostrado o termo de doação era seca e por isso foi colocado um envelopamento de 80cm de largura além de ferragens para garantir a segurança da ponte e evitar a ação de vândalos como o ator de colocar fogo na estrutura da mesma.

Outros dois lances foram construídos diretamente de concreto e não mais de madeira como era no projeto para dar ainda segurança que tem a capacidade original de suportar ate 50 TON, porém suporta bem mais do isso afirma o engenheiro podendo chegar a 80 TON..

Em 2011 a SINFRA havia definido o valor desta ponte de madeira em mais de R$230.000,00 sendo 40% do governo do estado e 60% a prefeitura e até hoje desde 2011 nunca um centavo por parte do governo para ajudar na construção da ponte.

A demora na construção foi devido às promessas do governo que muitas vezes pedia para esperar que viessem os recursos e, além disso, por causa de denuncias que foram feitas junto ao MP.

Em 2014 o prefeito tomou a decisão de mesmo com recursos municipais fazer a ponte executando o projeto que o governo fez para esta ponte e como foi determinado pela SINFRA.

A ponte esta na reta final e será entregue a população no dia 20 de Dezembro na comemoração do aniversario do município com um gasto aproximado de R$ 120.000,00.

Várias placas de sinalização serão colocadas para garantir a segurança dos usuários.

A assessoria de imprensa da prefeitura apresentou o termo de doação da madeireira e lembrou que a obra deveria ser feita em parceria com o governo de mato grosso mas esta sendo finalizada com recursos próprios para tirar de forma urgente o trânsito de caminhões da área central da cidade. Edgard Costa

Paranatinga News

Responder

comment-avatar

*

*