População de Salto da Alegria pede apoio a Zeca Viana para emancipação

A população do distrito de Salto da Alegria, localizado a 200 km da sede do município de Paranatinga, realizou no último domingo (12) a tradicional festa de Nossa Senhora Aparecida – a santa padroeira da comunidade.

O deputado estadual Zeca Viana (PDT) prestigiou o evento e foi procurado pela Comissão Pró-Emancipação de Salto da Alegria movimenta criado para viabilizar a emancipação político-administrativa da comunidade que pediu o apoio do parlamentar à causa.

Com cerca de 2 mil habitantes, Salto da Alegria, comenta Zeca Viana, reúne condições favoráveis para ser emancipado. O distrito conta com escola, posto de saúde, rede de telefonia e internet, polícia militar, igrejas, rede de água encanada e elétrica e posto dos correios, por exemplo.

“Situações como a de Salto de Alegria devem ser cuidadosamente analisadas pelas esferas estadual e federal, pois o distrito fica a 200 quilômetros da sede do município, limitando à população o acesso a vários serviços públicos. A criação desse município confere chances de desenvolvimento à localidade”, avalia Zeca Viana.

O distrito de Salto de Alegria foi criado em 18 de outubro, oriundo do projeto de lei nº 821 e já está na fila para se tornar município. O distrito faz parte de lista de processos de 20 distritos de Mato Grosso que aguardam parecer no Congresso Nacional pela emancipação.

FESTA – Durante a festa, Zeca Viana ressaltou positivamente a articulação dos moradores de Salto da Alegria e grande região de assentamentos – pela emancipação. Cerca de 70% dos moradores são de origem alemã. “Trata-se de um povo simples, porém acolhedor e trabalhador”.

A tradicional festa da comunidade foi realizada no salão paroquial, com a missa dos devotos, churrasco no almoço, leilão de prendas, rifa, apresentações culturais, tarde dançante e comidas típicas. A animação da festa ficou por conta da dupla “Neri Gaitero e Rafael” e a “Banda da Alegria”.

“A comissão organizadora da festa está de parabéns pelo trabalho; por conseguir manter a cultura tradicional forte. Isso demonstra o compromisso do Conselho Comunitário e sempre que puder estaremos apoiando e dando suporte a esta comunidade”, disse Zeca.

A festa contou com a participação de comunidades da região como Santiago do Norte e assentamento Boa Vista; de Paranatinga e de Primavera do Leste. Ao participar do evento, o deputado Zeca Viana fez doação de instrumentos musicais à banda da comunidade.

Acompanhou Zeca Viana, o ex-prefeito de Primavera do Leste Getulio Viana e líderes do setor produtivo. Também marcaram presença na festa os vereadores de Paranatinga Clorisvaldo Nogueira “Du Pé” (PSB) e João do Salto (PSB) e o vereador de Primavera do Leste, Neri Gaitero (PDT). (com informações de Marcos Arruda). Top News

Responder

comment-avatar

*

*