Potencial produtivo da “Rota do Calcário” depende de obra

Trecho sem pavimentação recebe 500 caminhões/dia e é rota estratégica

Obras licitadas e espera. Essa é a realidade de três das rodovias percorridas pela caravana da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT) durante a última semana, no Estradeiro MT-326. O foco foi a chamada “Rodovia do Calcário”, rota potencial para o desenvolvimento do Estado.

Com 112 quilômetros, a Rodovia do Calcário corresponde ao trecho da MT-326 entre o posto Rei da Estrada, no município de Nova Nazaré, e Cocalinho, na divisa com o estado de Goiás. A via não possui pavimentação, concentra um número grande de pontes e duas balsas. A rota é estratégica para o escoamento de grãos, e principalmente, das 950 mil toneladas de calcário produzidas por duas indústrias na região. A logística ineficiente onera o custo do calcário, insumo fundamental para corrigir o solo de novas áreas, assim como pastagens que estão sendo convertidas e reutilizadas para lavoura na região do Araguaia.

Segundo o diretor executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz, desde a última visita, em 2012, durante o Estradeiro-158, o trecho teve algumas pontes reformadas, mas o trajeto ainda está muito comprometido. “Quase 90% das pontes foram revitalizadas, com a inserção de ligamentos de ferro, mas só a pavimentação trará melhoria real à logística, e potencializará o desenvolvimento econômico e social da região”.

O trecho, por onde passam cerca de 500 caminhões por dia, já está licitado por meio do programa MT Integrado e foi dividido em três lotes, que estão a cargo de empresas diferentes, e que aguardam ordem de serviço e licença de operação para iniciar as obras, com previsão para 2014.

A caravana também visitou a MT-020, entre Paranatinga e Canarana, trecho de 285 quilômetros, que já está licitado em oito lotes entre cinco empresas diferentes. Algumas já estão operando e outras iniciarão os trabalhos somente no ano que vem. Já na MT-240, o trecho para pavimentação é de 40 quilômetros, possui algumas pontes revitalizadas e também aguarda ordem de serviço para início das obras. Ambas as licitações estão no programa MT Integrado.

ITINERÁRIO E SIMPÓSIOS – O Estradeiro MT-326 percorreu 2.071 quilômetros de Cuiabá a Ribeirão Cascalheira, passando por sete municípios. Foram observados os trechos da MT-130, de Primavera a Paranatinga, MT-020 até Canarana, MT-326/MT-158 até Ribeirão Cascalheira, MT-158 até o Auto Posto Rei da Estrada, MT-326 até Cocalinho, passando por Nova Nazaré, e MT-158 até Nova Xavantina.

A programação do Estradeiro Aprosoja/MT também incluiu a realização de dois Simpósios do Movimento Pró-Logística, um em Ribeirão Cascalheira, no dia 19 de agosto, e outro em Nova Xavantina, no dia 21 de agosto.

MT INTEGRADO – O objetivo do programa estadual é pavimentar a malha rodoviária estadual, melhorar as condições de segurança e trafegabilidade e propiciar a integração de municípios mato-grossenses.

diariodecuiaba.

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