Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição termina quinta-feira, 22

O prazo para os candidatos interessados em pedir a isenção da taxa do vestibular da Unemat 2012/2 termina nesta quinta-feira, 22. O pedido deve ser feito pela internet e os documentos comprobatórios devem ser encaminhados pelo Correios até a sexta-feira, 23. As inscrições para o vestibular iniciaram na última sexta-feira, 16, e seguem até o dia 15 de abril, o valor da taxa é de R$ 90,00.

A Universidade do Estado de Mato Grosso está oferecendo 2.680 vagas, sendo 1.960 vagas para cursos regulares e outras 720 para cursos na modalidade de ensino a distância por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB/Unemat). Entre as novidades deste concurso vestibular está aoferta de quatro novos cursos: Medicina (30 vagas) para o campus de Cáceres, Administração (40 vagas) para o campus de Juara, Geografia (40 vagas) para o campus de Colider e Engenharia Elétrica (50 vagas) para o campus de Sinop. Em todos os cursos, a Unemat reserva 25% das vagas para candidatos que se declarem negros ou pardos por meio do Programa de Integração e Inclusão Étnico-Racial (PIIER).

Para solicitar a isenção da taxa os candidatos devem se enquadrar às exigências: ter renda familiar inferior a dois salários mínimos, ser doador regular de sangue ou ser profissional técnico da educação superior da Unemat. O procedimento da inscrição com isenção de taxa requer que o candidato se inscreva no site : www.unemat.br/vestibular  e após enviar a solicitação de isento, deve imprimir o comprovante, assiná-lo e protocolar em uma das 36 agências dos Correios credenciadas e que estão espalhadas por 25 cidades de Mato Grosso. O candidato receberá o comprovante de solicitação de isenção autenticado pela agência dos Correios, no momento de entrega dos documentos.

Renda inferior a dois salários mínimos

Os documentos necessários para comprovar o pedido de isenção são: no caso de renda familiar inferior a dois salários mínimos é necessário enviar comprovante de inscrição, documentos pessoais como (RG, CPF), relação das pessoas que compõem a renda familiar, com idade igual ao superior a 18 anos e declaração de residência, além do comprovante de renda de cada membro da família. Quando for empregado de empresa pública, cópia das carteiras de trabalho com páginas com fotos, identificação e anotações do último contrato e da primeira página subseqüente em branco, quando for servidor público, cópia do contracheque do mês de fevereiro de 2012.

Em caso de autônomos enviar declaração de próprio punho dos rendimentos relativos a contratos de prestação de serviço, cópia ou original de contratos de prestação de serviço, recibo de pagamento de autônomo e cópia da carteira de trabalho.

Para desempregados, é necessário enviar declaração de próprio punho de que está desempregado , não exerce atividade como autônomo e que não tem como arcar com o valor da inscrição sem prejuízo do sustento próprio e da família além de enviar fotocópia da carteira de trabalho com as anotações referentes ao último contrato. Para pensionistas apresentar cópia do comprovante de crédito atual, fotocópia da Carteira de trabalho.

Doador regular de sangue

Para os candidatos que sejam doadores regulares de sangue e que desejam pedir a isenção da taxa, além do requerimento de inscrição e cópia dos documentos pessoais é preciso apresentar documento que comprove sua condição de doador regular que é expedido por Banco de Sangue público e privado em que faz a doação contendo, pelo menos, três doações até a data de publicação do edital, no caso até 1º de março de 2012.

Profissionais técnicos da Educação Superior da Unemat

É preciso apresentar além do requerimento, documentos pessoais e comprovante de vínculo com a Unemat expedida pelo setor de Recursos Humanos, declaração de que não possui formação superior e que não está matriculado em nenhum curso de graduação ofertado pela Unemat , isso para obter a isenção total. Ou apresentar cópia do diploma de graduação para obter a isenção parcial da taxa de inscrição.

Confirmação da isenção

O pedido de isenção não deve ser solicitado via postal, por fax ou por correio eletrônico. A isenção da taxa será negada se for constatado que o candidato omitiu informações ou declarou informações inverídicas, fraudou documentos, ou protocolou documentação incompleta ou fora dos prazos estabelecidos.

O resultado dos pedidos de isenção aceitos serão divulgados no dia 28 de março deste ano, cabendo recurso que pode ser protocolado até dia 30 de março. O candidato que tiver seu pedido negado poderá confirmar a inscrição com o pagamento da taxa, imprimindo o boleto bancário no endereço: www.unemat.br/vestibular no período de 09 a 16 de abril e efetuando o pagamento até 16 de abril.

Cronograma

As inscrições no concurso vestibular da Unemat podem ser feitas pela internet até o dia 15 de abril com o vencimento do boleto bancário até 16 de abril. As provas serão realizadas nos dias 27 e 28 de maio em 20 cidades de Mato Grosso, podendo o candidato optar em que lugar quer realizar as provas. O resultado final será divulgado a partir do dia 13 de julho e as aula começam no dia 30 de julho deste ano.

As provas serão realizadas nos municípios de Alta Floresta, Alto Araguaia, Aripuanã, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Colíder, Confresa, Cuiabá, Guarantã do Norte, Jauru, Juína, Juara, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.

LYGIA LIMA – Unemat

Responder

comment-avatar

*

*