Prefeito de São Felix é favorável a emancipação de Espigão do Leste

“Quando chega à hora do filho nascer, não podemos interferir” declara Baú

O distrito de Espigão do Leste, distante 240 Km da sede do município de São Félix do Araguaia encontra-se em franco desenvolvimento, com crescimento econômico vertiginoso o distrito fica localizado na região de maior potencial de produção do Norte Araguaia englobando uma área de influencia de inúmeras propriedades rurais que começam a transformar pastagens em plantações. Recentemente o distrito vem sendo destaque no estado pelos expressivo números em sua produção, e pelo crescimento populacional, uma vez que recebeu ex-moradores do extinto “Posto da Mata”. Toda essa repercussão em cima do pequeno povoado reflete e gera um sentimento “emancipalista” por parte da população e lideranças.

Em recente entrevista para o site olhar21 o Prefeito de São Felix do Araguaia José Antônio de Almeida (Baú) se mostra favorável a emancipação;

Quais as dificuldades de administrar uma município tão grande?

-Temos 16.800 km² de área. A cidade ficou no canto do território e isso atrapalha, em vários aspectos, o transporte escolar é um dos principais, pois como o município é muito grande, temos de deslocar alunos de muito longe, e com isso temos muito gasto com transporte, outro fator é que os pontos de cultivo do município ficam no interior.

Como o senhor avalia a possível autonomia política do distrito de Espigão do Leste?

-Quando eu fui prefeito em 1988, São Félix era bem maior, mas hoje já foram emancipados muitos povoados, eram 36.000 km. Alto Boa Vista, Serra Nova Dourada, Novo Santo Antonio, 90% de Bom Jesus do Araguaia era território nosso, 80% da área territorial de Querência era de São Félix, São José do Xingu 3.800 km era nosso, Canabrava saiu uma grande parte do município de São Félix. Ainda assim somos grandes, e creio que em breve teremos mais emancipação, como é o caso de Espigão do Leste, “quando chega à hora do filho nascer, não podemos interferir”, tenho uma filosofia de ajudar os distritos. 

Responder

comment-avatar

*

*