PRESIDENTE DO MTG-MT VISITA QUERÊNCIA E COM PATRONAGEM DEFINE ABERTURA DO XV FEMART EM 26 DE JULHO.


Nem bem terminou a EXPOQUER 2012 e Querência já prepara e se organiza para um novo evento de grande porte cultural e tradicional que vai marcar a história do município.

Dia 26 de julho será a noite de abertura da XV FEMART – Festival Matogrossense de Arte e Tradicões Gaúchas. O evento acontece dias 26, 27,28 e 29 no CTG e contará com competições esportivas, de invernadas artísticas e da campeira. O evento tem apoio da Prefeitura Municipal, da Câmara dos Vereadores e de patrocinadores comerciais da cidade.

Serão 20 CTGs de mais de 20 cidades e perto de 2000 pessoas que estarão na cidade para um dos maiores encontros culturais regionais e para isso uma reunião aconteceu na noite de ontem no CTG Pousada do Sul, sob comando do patrão Romeu Schneider, onde foram feitos ajustes quanto ao local, cerimonial, premiação, locutores, apoiadores, divulgação, regras e principalmente a organização interna dos responsáveis para receber as inúmeras comitivas que aqui virão.

No setor de comunicação, um site será criado e atualizado diariamente e servirá de canal de comunicação e de guia de serviços para todos os participantes não só na cidade como para os demais CTG do estado. Será um guia e que vai  mostrar todo andamento dos preparativos para essa mega-festa, da abertura e das premiações.

O presidente do MTG-MT  Nélio Jarbas Spolti comandou a primeira reunião em Querência com a presença de mais 40 participantes incluindo representantes de Água Boa, Canarana, Xavantina e Querência. Muito tranquilo, com anos de experiência desde participante da invernada ele falou ao QUERÊNCIAHOJE sobre a expectativa destes 40 dias que separam a data de abertura do evento.

HOMERO SERGIO: Presidente, gostaria que o sr falasse sobre a reunião.

NÉLIO SPOLTI : Ela serviu para as tratativas dos detalhes do andamento dos 3 estaduais, da operacionalização deles, de tudo que precisa para que tudo saia bem, desde avaliadores, estrutura física, alojamentos, logística, detalhes para que possam acontecer os 3 eventos.

HOMERO SERGIO: De que cidade vem e há quantos anos participa, já sua calma aqui do encaminhamento dos trabalhos é destaque.

NÉLIO SPOLTI: Eu comecei dançando com 14 ,15 anos e já fazem 14 anos que trabalho com grupos de dança aqui no MT e estou envolvido com o MTG-MT há 4 anos, então tenho alguma experiencia na área.

HOMERO SERGIO: E o que poderia nos dizer dessa reunião aqui no CTG?

NÉLIO SPOLTI: Ví que está bem adiantado, acima das expectativas da gente, muitas atividades já estão organizadas, a estrutura física praticamente pronta e acredito que será um evento grandioso e que vá marcar história nos eventos da região.

HOMERO SERGIO: Quantos CTGs são esperados?

NÉLIO SPOLTI: Na parte artística temos esperança de 15 CTGs, mas acredito que me todas as áreas, poderemos ter perto de 20. Teremos Querência, Água Boa, Canarana, Água Boa, Xavantina, Primavera do Leste, Sapezal, Campo Novo dos Parecis, Campos de Júlio, Juina, Tangará da Serra, Nova Mutum, Sorriso, Sinop, talvez Ipiranga do Norte, Tapurah .

HOMERO SERGIO: Quantas pessoas isso representa e que vai influir na economia do município.

NÉLIO SPOLTI: Com certeza serão umas 2000 pessoas, que vão incentivar a economia dos hotéis, padarias, restaurantes, sorveterias, farmácias e uma criançada animada para conhecer a cidade que deve passar de 500 só de grupos de dança.

HOMERO SERGIO: Que recado deixa para os querencianos?

NÉLIO SPOLTI: Que venham prestigiar, que venham conhecer a cultura gaúcha, incentivar as crianças, os filhos, os netos dançando, cantando, declamando. Quem nunca viu, venha ver e fazer parte dessa cultura que é maravilhosa.


FOTOS:HOMERO SERGIO.

Responder

comment-avatar

*

*