Previsão da Secretaria de Agricultura é que mais de 30 mil hectares com soja sejam acrescidos

CANARANA – O que se profetizou, agora se cumpre. A expectativa da Secretaria de Agricultura de Canarana, é que mais de 30 mil hectares de soja sejam acrescidos na safra 2012/2013. Se isso se confirmar, será o maior crescimento da história, batendo recorde mais uma vez, superando o crescimento da safra 2011/2012, quando 25 mil hectares de soja foram acrescidos em nosso Município.

Esses números não são apontados apenas pela SEAGRI, mas também por revendas de defensivos e compradoras de soja. Com a confirmação desses números, a área plantada de soja em Canarana deve saltar de 152, para mais de 180 mil hectares de soja, consolidando a segunda colocação como maior produtor de grãos do Vale do Araguaia, atrás somente de Querência, que cultiva em torno de 250 mil hectares.

Conforme a secretária de Agricultura, Eliane Felten, a SEAGRI ainda está computando os dados da colheita da safra que encerrou, mas já se sabe que a média deverá ficar abaixo da safra anterior, que foi de 52 sacas de soja por hectare, queda relacionada a questões climáticas e doenças como a ferrugem asiática, que no ciclo que acabou foi mais forte.

A área de milho inverno também teve um aumento significativo em Canarana. Passou de 20 mil hectares na safra 2011, para 37 mil na atual. Com o alongamento das chuvas neste mês de abril o desenvolvimento da cultura está muito boa em nosso Município e a perspectiva é de uma boa safra.

Eliane Felten disse que as culturas de inverno somam 50 mil hectares neste ano em Canarana, contando as culturas de milho, sorgo, crotalária, girassol, entre outras. Somando, portanto, as culturas de soja e as de inverno, foram plantados mais de 200 mil hectares com lavoura no atual ciclo, um marco nunca antes alcançado e que deve ser comemorado por todos nós.

O Pioneiro

Responder

comment-avatar

*

*