Primeira rodada do ‘Mais Médicos’ deve destinar 15 profissionais para MT

Nove são brasileiros formados no país e seis são estrangeiros.
Seleção atendeu apenas 6,7% da demanda das cidades mato-grossenses.

A primeira rodada de seleção do programa ‘Mais Médicos’, do governo federal, homologou 15 profissionais de medicina para atuarem em municípios de Mato Grosso. Segundo divulgou oMinistério da Saúde nesta quarta-feira (14), nove deles são brasileiros e outros seis detêm diplomas estrangeiros.

A destinação desses profissionais atende a apenas 6,7% da demanda por profissionais comunicada pelos 81 municípios mato-grossenses cadastrados no programa – lançado pelo governo federal como resposta imediata às reivindicações por melhorias no sistema de saúde durante os protestos de junho.

Quatro dos nove médicos brasileiros selecionados e homologados nesta primeira fase do programa serão lotados em postos de trabalho de Cuiabá, sendo metade para o distrito sanitário especial indígena (Dsei) localizado na região do município. Outros dois serão destinados à rede pública de saúde em Várzea Grande, região metropolitana da capital. O mesmo número de trabalhadores será enviado para Comodoro, município a 677 km de Cuiabá. Já a cidade de Santo Antônio do Leverger, a 35 km da capital, receberá apenas um profissional.

Por sua vez, a cidade pantaneira de Cáceres, a 250 km de Cuiabá, receberá quatro dos seis médicos estrangeiros ou com diplomas de medicina oriundos do exterior. Os outros dois ficarão no Dsei de Barra do Garças, a 516 km de distância da capital, e Alto Boa Vista, um dos municípios mais distantes – a 1.064 quilômetros, na região nordeste do estado.

O Ministério da Saúde informou que deu prioridade às áreas periféricas de regiões metropolitanas e às cidades de extrema pobreza para a distribuição dos profissionais em Mato Grosso. As nacionalidades dos médicos estrangeiros destinados a Mato Grosso ainda não foram informadas.

A região Centro-Oeste foi a última em número de profissionais recebidos do governo federal, tendo sido contemplada com 36 nesta primeira rodada do programa Mais Médicos. A maior cobertura foi proporcionada ao Nordeste (261 profissionais).

Na próxima segunda-feira (19) terá início a segunda rodada de inscrição e seleção de médicos brasileiros e estrangeiros. Nesta etapa, o governo também permitirá novas inscrições de municípios ao programa. G1.MT

Responder

comment-avatar

*

*