Primeiro trem do VLT chega a Cuiabá, mas exibição ao público só deve ocorrer amanhã;

Por volta das 10h30 desta quarta-feira, chegou ao Distrito Industrial de Cuiabá, o primeiro trem do VLT que rodará na capital a partir de 2014. A composição, com sete vagões e transportada por três carretas especiais se encontra estacionada no Porto Seco, onde acontece a deliberação aduaneira. Somente após isso, os vagões estarão liberados para transporte até o pátio do Centro de Manutenção de Várzea Grande, onde 500 metros de trilhos já estão prontos.

As carretas que transportam a composição saíram do Porto de Santos em outubro acompanhadas por uma equipe de batedores. A uma velocidade de 40 quilômetros por hora, as carretas percorreram quase 2 mil quilômetros até Cuiabá.

Ao confirmar a chegada da primeira composição, esta manhã, a Secretaria Extraordinária da Copa negou o termo ‘desfile’ para a apresentação dos vagões à população, no trajeto que fará do Porto Seco ao pátio do CM, em Várzea Grande. Devido ao processo de desembaraço aduaneiro que pode demorar horas, o transporte até Várzea Grande deve ser adiado para amanhã, para evitar maiores transtornos no trânsito no caso de liberação no horário de pico.

A exibição do primeiro VLT é também mais uma jogada de marketing do Governo do Estado que na semana passada deu início às inaugurações das obras da Copa do Mundo em Cuiabá. A ideia é também mostrar que ‘o sonho começa a se tornar realidade para a população da capital’. Segundo o secretário Extraordinário da Copa, Maurício Guimarães, a composição seguirá para o pátio e ficará sob vigília. “Então, nada mais justo do que oportunizar a população a conhecer o VLT”, ressalta.

A missão de fabricar e transportar até o Porto de Santos, ficou à cargo da CAF empresa espanhola. O transporte dos trens ao Porto Seco de Cuiabá e depois ao pátio de operações do VLT, está sendo feito pela CAF Brasil, que compõem o Consórcio VLT, responsável pelo fornecimento do material rodante (trens) e sinalização ferroviária. Olhar Direto

Responder

comment-avatar

*

*