Produção de arroz em Mato Grosso deve ter incremento de 16%

A produção de arroz na safra atual em Mato Grosso está estimada em 532,2 mil toneladas, alta de 15,4% em relação ao contabilizado na anterior, segundo o recente levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Na passada, a produção atingiu 461,3 mil toneladas.

O crescimento na estimativa de produção é proporcional à área destinada para a cultura que, nesta safra, pode atingir 166.3 mil hectares (16% a mais que em 2011/12). O incremento, segundo o levantamento, é fruto da anexação de novas áreas com a reconversão das pastagens, movimento observado em praticamente todo o Estado. A produtividade prevista é de 3,200 kg/ha.

Nacionalmente, a produção da cultura está estimada em pouco mais de 12 milhões de toneladas, alta de 3,9% quando feito o comparativo entre as safras. Os principais Estados produtores se concentram na região Sul do país, cuja previsão de produção é de 9,2 milhões de toneladas.

Preços

No mercado internacional, o preço do arroz se mantém estável ou em baixa na maior parte dos mercados. Esse fenômeno é principalmente consequência da política intervencionista de alguns países, nos quais constituíram grandes estoques públicos de arroz, objetivando, dessa forma, a regulação dos preços. A expectativa do mercado é que, em algum momento próximo, esses estoques sejam lançados ao mercado e consequentemente exerçam pressão de baixa sobre os preços do arroz. Agro Noticia

Responder

comment-avatar

*

*