Profissionais da segurança são capacitados em Sistema de Comando e Incidentes

Vinte e dois profissionais da Segurança Pública participam do primeiro curso de Sistema de Comando e Incidentes (SCI) que iniciou na última segunda-feira (19.08) em Cuiabá, no Centro de Eventos do Pantanal. A capacitação faz parte das ações idealizadas pelo Ministério da Justiça com o proposito de seguir e cumprir os protocolos exigidos pela Federação Internacional de Futebol Associados (Fifa) para os jogos da Copa do Mundo.

O curso tem como objetivo capacitar todas as unidades de segurança pública a usar as ferramentas para gerenciamento de incidentes padronizada, sendo utilizado em todos os tipos de sinistros, que permite a seu usuário adotar uma estrutura organizacional integrada para suprir as complexidades e demandas de incidentes únicos ou múltiplos.

A capacitação tem 40horas/aula em período integral. Estão sendo trabalhadas as seguintes disciplinas: Aplicações o SCI, Instalações, Gerência de Recursos, Comunicações, Situação, Planejamento em Situação de Crise, Tarjeta de Campo, Transferência de Comando e Ciclo de Planejamento.

Para o instrutor do curso, capitão BM Josiel Borges da Silva, os profissionais capacitados poderão utilizar os conhecimentos adquiridos em situações de jogos esportivos, shows, visitas de dignatários, além de interagir com as forças de segurança para efetuar as demandas.

“O mais importante dessas capacitações para o Mundial de 2014, é a integração das forças de segurança pública visando suprimir as complexidades e as demandas para possíveis incidentes, principalmente no período de jogos”, disse o instrutor, capitão BM Josiel Borges da Silva.

Ainda essa semana, acontece a primeira edição do curso de Uso Diferenciado da Força e Tecnologia de Menor Potencial Ofensivo, que será realizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), em Cuiabá; além da terceira edição dos cursos de Policiamento Turístico e Análise de Inteligencia. LAURA DIAS Assessoria/Sesp-MT

Responder

comment-avatar

*

*