Projeto Luz em Conta chega a Nova Xavantina nesta sexta-feira

As equipes do projeto Luz em Conta estarão no município de Nova Xavantina (645 km de Cuiabá) a partir desta sexta-feira (25), com a missão de substituir 50 geladeiras antigas por equipamentos novos, que consomem menos energia elétrica. Além das geladeiras, as famílias beneficiadas receberão lâmpadas fluorescentes, que são mais econômicas e possuem vida útil mais longa.

Criado em 2004 e implantado definitivamente em 2007, o projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Cemat e já substituiu mais de 25 mil geladeiras e 75 mil lâmpadas. Apenas na etapa anterior do Luz em Conta, realizada entre 2010 e 2011, 10 mil consumidores foram contemplados pelo projeto da concessionária.

De acordo com o coordenador de Eficiência Energética da Cemat, Ronan Ribeiro Carvalho, o projeto tem sido bem sucedido em sua missão de reduzir o consumo de energia elétrica das famílias de baixa renda. “Além da função social, o projeto também trabalha a conscientização. Quando visitam as casas, as equipes explicam aos moradores o que eles podem fazer no cotidiano para economizar energia. As famílias recebem ainda cartilhas sobre o assunto”, disse o coordenador.

Em Nova Xavantina, a entrega das geladeiras ocorrerá em residências já cadastradas, nas quais os moradores atendem aos critérios do programa, que são: ser cliente residencial cadastrado na tarifa social, estar adimplente com a empresa, não possuir histórico de furto de energia elétrica e ter uma geladeira velha.

Meio Ambiente – O projeto Luz em Conta também proporciona importantes benefícios ao meio ambiente. As geladeiras antigas são enviadas para uma empresa de reciclagem, que cuida desses equipamentos com o cuidado que eles exigem. Primeiro é preciso retirar o clorofluorcarbono (CFC) contido nos aparelhos e armazená-lo em cilindros. Esse gás, geralmente usado em aerossóis e aparelhos para refrigeração, é o principal responsável por danos à camada de ozônio, que protege os seres vivos dos efeitos nocivos dos raios ultravioleta.

No processo de reciclagem das geladeiras, o CFC é retirado de forma segura. Somente depois disso os materiais que compõem os refrigeradores podem ser reciclados. Dessa maneira, o Luz em Conta tem contribuído para evitar que as geladeiras velhas sejam descartadas em qualquer lugar. Muitas vezes, elas são deixadas em terrenos baldios, onde se transformam em entulho e liberam CFC para o meio ambiente.

Responder

comment-avatar

*

*