Quatro cidades do Araguaia não apresentaram caso de dengue

Mas por outro lado, cinco municípios apresentaram aumento de casos em 2014.

O Sistema de Informações e Agravos de Notificações (SINAN) apresentou o relatório da Dengue no Mato Grosso de um de janeiro a 21 de agosto, que avençou no combate a dengue neste ano, o Estado registrou 9534 casos confirmados, sendo sete óbitos, já no mesmo período de 2013 o Estado registrou 42.474 casos. 

O avanço também aconteceu no Araguaia onde cidades não apresentaram nenhuma incidência do mosquito a Aedes Egypti, mas está no Araguaia também cidades campeãs de incidências. 

No Araguaia quatro municípios não apresentaram nenhum caso de Dengue, são elas, Nova Nazaré, Araguainha, Luciara e Vila Rica, mostrando que os casos do mosquito Aedes Egypti estão sendo controlado. 

Mas por outro lado, 05 municípios apresentaram aumento de casos em 2014, são elas: Cocalinho, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, General Carneiro e Ponte Branca, todas foram notificadas pelo SINAN e pelo TCE para que façam políticas públicas no sentido de diminuir o foco da doença. 

A redução da Dengue no Estado apresentou diminuição, porém ainda apresenta números negativos, as cidades que mais apresentaram casos é Sinop com 2.618 e Cuiabá com 1.073, porém ao ser analisado o contingente populacional com números do IBGE 2010, o maior percentual de casos por habitantes é em Reserva do Cabaçal com 5,44%. 

Portando todos os cuidados devem continuar sendo seguidos pela população e as visitas dos agentes municipais de combate a Dengue devem continuar, hoje existem quatro sorotipos catalogados, ou seja, uma pessoa pode ser infectada pela dengue até 04 vezes. 

Em contato com o coordenador de Vigilância Epidemiológica do Estado, Sandro Luiz Netto, ele explicou que a mobilização deve ser constante, pois, apesar de apresentar redução este ano, os números podem voltar a subir. 

È comemorar a diminuição com o olho no quintal e nas vasilhas de água, pois hoje até mesmo em água lamacenta o mosquito consegue procriar.

Responder

comment-avatar

*

*