RÁDIO VIDA NOVA DE CANARANA COMPLETA HOJE 6 ANOS DE HISTÓRIA

Nilvo-Guido-e-Domingos-pioneiros-da-ACVNCNesta sexta-feira, dia 11 de outubro de 2013, a Rádio Comunitária Vida Nova de Canarana está completando seu 6º aniversário.  A Rádio Vida Nova existe graças ao trabalho realizado pela Associação Comunitária Vida Nova de Canarana, que foi criada em Assembléia Geral no dia 01 de agosto de 1998, tendo como principal objetivo executar serviço de radiodifusão comunitária. A iniciativa de criar a associação partiu de um pequeno grupo ligado a Igreja Católica tendo à frente os Srs: Nilvo Vicente Colling, Guido Afonso Rauber e Domingos Finato. Os seus estatutos foram  registrados no Cartório de 1° Ofício pela oficial Ledi Maria Rabuske no dia 17 de agosto de de 1998. A Associação já foi comandada pelos seguintes presidentes: Nilvo Vicente Colling (01/08/98 a 10/07/00); Guido Afonso Rauber (01/08/00 a 18/07/05); Domingos Finato (18/07/2005 a 15/06/11) e Olmar Goldoni (15/06/11 a 01/08/15).

O encaminhamento do pedido de licença para execução do serviço de radiodifusão comunitária aconteceu dia 30 outubro de 1998. Foi assinado pelo então presidente Nilvo Vicente Colling e foi protocolado na Delegacia do Ministério das Comunicações de Cuiabá em 24 de novembro de 1998. Posteriormente foi encaminhado para o Ministério da Comunicações em  Brasília. Após o encaminhamento de toda a documentação exigida por lei o processo foi finalmente aprovado pelo Ministério das Comunicações.  A publicação da outorga que autoriza a execução do serviço de radiodifusão comunitária durante dez anos foi feita pela portaria número 1000, de 30 de novembro de 2006 e publicado no Diário Oficial da União do dia 06 de dezembro de 2006.

O processo seguiu para o Gabinete da Casa Civil, posteriormente para a Câmara Federal dos Deputados. Após três meses o Ministério das Comunicações liberou a Licença Provisória. Essa foi assinada pelo Ministro das Comunicações Hélio Costa no dia 13 de agosto de 2007. Depois de 9 anos de tramitação do processo, a Rádio Vida Nova FM foi para o ar em caráter experimental no dia 11 de outubro de 2007 e em caráter definitivo no dia 30 de outubro de 2007. No dia 16 de dezembro de 2007 foi feita a festa de inauguração da rádio no Centro Auxiliadora. Na publicação do Diário Oficial da União do dia 06/01/2010, foi publicada a licença para 10 anos tendo validade até 06 de janeiro de 2020.

No dia que a Rádio Vida Nova completa 6 anos de história, concluímos que sem a Associação Comunitária Vida Nova de Canarana não teríamos hoje a Rádio Vida Nova, que já deu uma importantíssima contribuição para a democratização da comunicação em nosso município e para o acesso às informações dos mais diferentes setores da sociedade. Foi graças a Rádio Vida Nova, que foi conseguida através de longos anos de gestões junto ao Ministério das Comunicações, que foi feito um grande trabalho voltado a cultura, educação, saúde, evangelização, meio ambiente, história de Canarana e muitos outros assuntos de interesse público.

Foi graças a Rádio Vida Nova, que foi uma conquista da Associação, que diversos comunicadores tiveram seu espaço de trabalho, sendo contratados com carteira assinada e tendo os seus vencimentos para o seu próprio sustento e o ganha pão de suas famílias. São eles: Paulinho Alves Ferreira (admitido dia 11.10.07 e hoje atuando em outra emissora), Dirceu Luiz Egewarth, Cristian Finato, Clarice Brutscher, Domingos Finato(hoje afastado da emissora), Altemar Dias, Altemir Sangaletti e Robinson Braz. Também atuaram as agentes administrativas: Ana Paula Kalkmann, Silviane Novatski, Marli Silva, Mayara Scapini e outras. Tiveram sua oportunidade de exercer seu talento de comunicadores na Rádio Vida Nova, também diversos locutores voluntários. A todo o quadro social, dirigentes e funcionários que já fizeram parte desta emissora, parabéns pela passagem deste 6º aniversário de sua história.

Responder

comment-avatar

*

*