Rally da Safra chega à fronteira agrícola pasando por Nova Xavantina e Querência

A Região do MAPITOBA, que reúne os estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia, recebe nesta segunda-feira, dia 12 de março, a Equipe 6 do Rally da Safra para a avaliação das lavouras de soja e milho. Os principais municípios dessa fronteira agrícola serão visitados pelos técnicos da expedição que iniciarão a viagem em Brasília e seguirão para Luís Eduardo Magalhães (BA), Bom Jesus, Uruçuí e Baixa Grande do Ribeiro (PI), Balsas (MA), Guaraí e Pedro Afonso (TO), encerrando a viagem no dia 18, domingo.

A partir do dia 15, outro grupo de técnicos da expedição segue para a região Nordeste do Mato Grosso, saindo de Rondonópolis para percorrer lavouras de Nova Xavantina, Querência e Santana do Araguaia, finalizando em Palmas (TO) os trabalhos do Rally da Safra 2012.

As duas regiões, somadas, registraram crescimento de 435 mil hectares na safra 2011/12 em relação a 2010/11. MAPITOBA ampliou a área plantada em aproximadamente 175 mil ha, enquanto que a região Nordeste do MT chegou a mais 260 mil ha.

Nesse trecho da viagem acontecerão dois eventos para produtores, ambos com palestras sobre o mercado de soja e milho com André Pessôa, coordenador geral do Rally da Safra: em Luis Eduardo Magalhães na terça-feira, dia 13, e em Balsas, na sexta-feira, dia 16, às 19h (veja locais dos eventos abaixo).

60 mil km

Em sua 9ª edição, o Rally da Safra condensou equipes e estendeu trajetos. As sete equipes que integram a expedição percorrerão, até 22 de março, mais de 60 mil quilômetros e recolherão cerca de 1,3 mil amostras nos principais pólos de produção de milho e soja do país, passando por 13 estados, além do Distrito Federal: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Piauí, Maranhão, Tocantins e Pará. As regiões visitadas representam 99,4% da área cultivada de soja e 80% da área com milho no Brasil.

Largada

A largada do Rally da Safra ocorreu no dia 16 de janeiro em Cuiabá/MT, primeira região com colheita de soja no país. Organizado pela Agroconsult, o evento técnico é patrocinado pela Vale, Banco do Brasil, Case IH, Intacta (nova tecnologia para soja da Monsanto),UPL Brasil, Mobil Lubrificantes, Fertilizantes Heringer e Mitsubishi, além de contar com apoio da Fiesp, Fundação Agrisus, Impar Consultoria no Agronegócio, Embrapa Monitoramento por Satélite, INPE, Esalq-Log, Saci Soluções, Universidade Federal de Viçosa e EnviroLogix.

Ao longo do Rally serão realizados ainda eventos com produtores em Ponta Grossa (PR), Passo Fundo (RS), Rondonópolis (MT), Uberlândia (MG), Luis Eduardo Magalhães (BA), Balsas (MA). O trabalho das equipes e o roteiro da expedição poderão ser acompanhados pelo www.rallydasafra.com.br, com informações atualizadas diariamente, e pelo twitter: www.twitter.com/RallySafra e pelo Facebook www.facebook.com/rallydasafra.

Resultados

O Rally da Safra tem como objetivo tornar públicas informações mais precisas e regionalizadas sobre a situação das lavouras brasileiras de soja e milho. Todos os dados quantitativos e qualitativos colhidos pelo Rally serão processados pela Agroconsult e apresentados no dia 3 de abril (terça-feira), na Fiesp, em São Paulo.

odocumento com Redação CANARANA NEWS

Responder

comment-avatar

*

*