REALIZADA EM CANARANA A 18ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DISTRITAL DE SAÚDE INDÍGENA DO XINGU

Aconteceu de 09 a 13 de dezembro, junto ao Centro Auxiliadora de Canarana,  a 18ª reunião ordinária do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) Xingu (MT). Na abertura contou com a presença do Secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, vindo do Ministério de Saúde de Brasília. O encontro reuniu mais de 120 lideranças indígenas, conselheiros e colaboradores do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).

Entre outros assuntos as lideranças e conselheiros indígenas discutiram novas propostas para a ampliação do serviço de saúde nas áreas indígenas. As principais reivindicações são o aumento do orçamento para o DSEI; construção de uma nova Casa de Saúde do Índio (CASAI), mais investimentos na estrutura do DSEI, CASAI e Pólos Base; definição do fluxo de referência dos atendimentos de média e alta complexidade; garantia de compra de exames médicos e odontológicos, além de medicamentos não existentes no Sistema Único de Saúde (SUS).
O presidente do Condisi Xingu, Marcelo Kamaiurá, destacou avanços e melhorias na saúde indígena da região com a criação da SESAI, mas afirmou que com a estruturação dos Conselhos (locais e distritais) pode se obter melhores resultados. “Só o fato do Secretário estar presente nesta reunião já mostra o compromisso da nova gestão da SESAI. Mas queremos mais. Aumentando o diálogo para que a saúde e o atendimento possa ter mais qualidade lá na ponta”, destacou o presidente do Conselho de Saúde Indígena do Xingu.
Segundo o Chefe do DSEI Xingu, Jamir Alves Ferreira, foi a primeira vez que o Conselho se reunião na cidade de Canarana. A reuniões anteriores semrpre foram realizadas nas aldeias indígenas. Jamir avaliou como muito positiva a experiência e teceu elogios ao atendimento de saúde que os indígenas vem recebendo na região do Xingu, especialmente depois da inauguração da nova CASAI, Casa de Saúde Indígena de Canarana, situada no Bairro Morada do Sol.

Responder

comment-avatar

*

*