Recomposição de reserva legal é tema de dia de campo em Canarana

Nesta sexta-feira, dia 1º de junho, o Instituto Socioambiental (ISA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) promovem o 1º Dia de Campo em Sistemas de Produção e Conservação em Reserva Legal em Canarana (MT). O evento ocorre na Fazenda Nova Esperança, local em que está instalado um experimento de restauração florestal em reserva legal.

Durante o dia de campo, os participantes poderão contemplar todos os tratamentos implantados no local. O trabalho é conduzido pelo pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril, Ingo Isernhagen, com apoio do ISA, e faz parte do projeto de pesquisa “Restauração florestal de áreas degradadas como sistemas de produção em Reserva Legal na região de transição Amazônia/Cerrado e no Cerrado”. Segundo Ingo, o objetivo é o de avaliar aspectos econômicos, ambientais e biológicos da restauração e manejo florestal de reservas legais.

Neste experimento montado em Canarana estão tratamentos com semeadura direta de espécies florestais nativas em consórcio com adubos verdes; áreas com plantio de mudas consorciadas ou não com espécies exóticas, como eucalipto e mogno africano; e áreas com regeneração natural da reserva.

As reservas legais têm como função o uso sustentável dos recursos naturais, a conservação e reabilitação dos processos ecológicos, a conservação da biodiversidade e o abrigo e proteção de fauna e flora nativas. Porém, ainda são poucas as informações disponíveis sobre os benefícios econômicos e ambientais destas áreas e, principalmente, sobre processos de recuperação das reservas. Desta forma, o trabalho desenvolvido em Canarana será importante para que algumas destas dúvidas possam começar a serem esclarecidas.

Programação
Além de conhecerem o projeto de recuperação de reserva legal, os participantes do dia de campo ainda assistirão a palestras sobre “Adequação ambiental de propriedades rurais em Mato Grosso”, “Programa Aroeira: Programa municipal de recuperação de áreas degradadas de Canarana” e “Boas práticas para alta performance de milho safrinha”.

O 1º Dia de Campo em Sistemas de Produção e Conservação em Reserva Legal em Canarana terá início às 7h30 e as inscrições são gratuitas.

Responder

comment-avatar

*

*