Reeducandos de Água Boa concluem curso de artesanato em couro realizado pelo Governo do Estado

Encerrou-se na última sexta-feira o curso de artesanato com couro bovino que qualificou 15 reeducandos da penitenciária de Água Boa. Desde o dia 17 deste mês, os participantes aprendem a confeccionar bolsas, chaveiros, chinelos, cintos e bainhas que serão comercializadas e o dinheiro revertido para os próprios presos. O curso teve duração de 40 horas e foi realizado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio da Fundação Nova Chance (Funac), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O curso faz parte do projeto do Governo de Mato Grosso para ressocialização do preso e atendimento à sua família, através de ações no âmbito social, profissionalizante, de saúde, educação e assistência social. Os participantes do curso foram escolhidos pela direção do presídio e adquirem o benefício da remição de pena, que diminui um dia da pena a cada três dias trabalhados.

Para a agente penitenciária do setor de capacitação e comercialização dos produtos dos reeducandos, Cleusa Maria Fardin, cursos como estes são essenciais para qualificação para o mercado de trabalho e ainda melhorar o comportamento dos presos. “O curso foi excelente, os alunos estavam muito interessados e realizaram um trabalho bem feito. O curso é o resgate da dignidade e a possibilidade que eles têm de conseguir emprego depois que sairem da cadeia”, afirmou…

Cursos 

Outros cursos para os reeducandos já foram disponibilizados este ano. Entre os dias 28 de maio a 1º de junho foi ministrado no Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC) o curso de aproveitamento de madeira para construções de brinquedos pedagógicos com carga horária de 40 horas.

Em Sinop, as reeducandas do anexo feminino da Penitenciária Ferrugem aprenderam a confeccionar roupas, tapetes, almofadas, caixas de presentes e chinelos. De acordo com Cleusa Fardin, esses produtos já foram apresentados para o público durante a 28ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Sinop (Exponop), realizada entre os dias 02 a 10 de junho de 2012.

SINARA ALVARES jornalfp

Responder

comment-avatar

*

*