Robô antibomba será atração

A Polícia Militar fará nova demonstração do robô antibomba durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que será realizada nos dias 23, 24 e 25 de outubro no Centro de Eventos do Pantanal. A semana é uma iniciativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), que durante irá realizar atividades de divulgação, de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos.
Esta é décima edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia conduzindo a população a discussões e atividades sobre temas relacionados. Este ano a SNCT abordará o tema “Ciência, Saúde e Esporte” que foi escolhido para aproveitar os grandes eventos esportivos mundiais a serem realizados no Brasil, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, que servirão para motivar a população, em especial as crianças e os jovens, a conhecerem os aspectos científicos, educacionais e de saúde envolvidos nas atividades esportivas.
 A Semana terá tendas da ciência, oficinas, trabalhos de iniciação cientificas, palestras, apresentações culturais e musicais. O robô antibomba é um equipamento muito usado pelas forças de segurança de todo o mundo: já foi testado nas guerras do Iraque e Afeganistão e também no desastre nuclear de Fukushima, no Japão.
O iRobot PackBot tem aproximadamente 50 centímetros de comprimento e pesa cerca de 25 quilos. De perto, lembra um carro de controle remoto. O joystick praticamente idêntico aos de videogames acoplado a um console parecido com um notebook também dão a ideia de um brinquedo, porém o instrumento é usado em situações perigosas e que envolvem grande complexidade.
Além da PM também estão promovendo o evento: universidades e instituições de pesquisa; escolas públicas e privadas; institutos de ensino tecnológico; fundações de apoio à pesquisa; secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação; empresas públicas e privadas; meios de comunicação.

Responder

comment-avatar

*

*