PALESTRA SOBRE SAÚDE DA MULHER É REALIZADA PELA SECRETARIA DE SAÚDE

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na sexta-feira (08/03), a Prefeitura de Canarana (MT), através da Secretaria de Saúde, realizou no Centro Auxiliadora uma palestra sobre a saúde da mulher.

Com a presença de um grande público, a psicóloga Cinara da Rosa iniciou a palestra tratando da parte da autoestima da mulher. A profissional ressaltou que a saúde mental é tão importante quanto à física, e que a baixa autoestima pode gerar vários problemas de saúde. E deixou um alerta ao público, de que é preciso sempre buscar medidas que elevam a autoestima para garantir uma vida saudável.

Na segunda parte da palestra, comandada pelo ginecologista Silvonet de Campos, foi apresentado as causas, sintomas e prevenções do câncer de mama e do colo uterino, os dois tipos que mais atingem as mulheres. Para se proteger contra o segundo câncer, além de fazer o exame Papanicolau anualmente, o médico informou que é indispensável se proteger nas relações sexuais. Já contra o câncer de mama, que atinge principalmente mulheres entre 50 e 64 anos, ele disse que é necessário fazer o autoexame da mama para verificar o surgimento de nódulos, e também o exame de mamografia.

Ao final da palestra, as dúvidas que surgiram foram solucionadas e várias mulheres ainda puderam ganhar brindes patrocinados pelos comércios locais, em comemoração a sua data.

Campanha de prevenção do câncer de mama e do colo uterino

Em continuação desse trabalho, a Secretaria de Saúde realizará entre os dias 19 e 22/03 em cada unidade de saúde do município, exames preventivos desses dois tipos de câncer.

“Vamos fazer um mutirão de coleta de preventivos. E depois, se der alguma alteração no exame de prevenção das mulheres, com o auxílio do Dr. Silvonet faremos todos os exames que forem necessários”, declarou a secretária de Saúde, Dra. Cláudia Costa.

Por Danymeire Carvalho – Assessoria de Comunicação e Imprensa

Responder

comment-avatar

*

*