Servidores participam de palestras sobre obesidade‏

LAURA DIAS
Assessoria/Sesp-MT
Estabelecido como o ‘Dia Nacional de Prevenção da Obesidade’, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) através da Gerencia de Qualidade de Vida, realizou, na tarde desta sexta-feira (11.10), em Cuiabá, um ciclo de palestra sobre obesidade com o tema: ‘Obesidade, conhecer para combater’. O evento reuniu servidores de todas as secretarias do governo.
De cunho informativo as palestras abordaram questões sobre as causas da obesidade, englobando assuntos de alimentação, medicamentos, exercícios e ansiedade. As orientações foram ministradas por profissionais das áreas de saúde, nutricionista, educador físico, psicóloga e um endocrinologista.
“É de grande importância o servidor estar de bem com a sua saúde mental e física para que assim possa desempenhar suas funções. A obesidade afeta tanto o físico como o emocional, e hoje é uma grande oportunidade para conhecer e poder promover o auto cuidado a perceber o problema”, disse a coordenadora da Gerência de Desenvolvimento e Qualidade de Vida, Queila Costa Nunes.
Com 75 quilos a menos, o servidor da Coordenadoria da Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Bruno de Oliveira Figueiredo, de 29 anos, teve acompanhamento de profissionais da Qualidade de Vida e fala sobre sua experiencia com a obesidade. “Antes, com 183 quilos, não desempenhava direito as minhas funções, pois a obesidade reflete querendo ou não no trabalho. Hoje me sinto bem melhor, até meus colegas notam não só no físico como também no meu humor. Literalmente sou outra pessoa”, disse.
De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2015 aproximadamente 2,3 bilhões de adultos vão estar com sobrepeso e mais de 700 milhões serão obesos.
Para o coordenador do evento e educador físico, Valdecarlos José dos Santos, informar os servidores sobre a obesidade é abrir os olhos para esse problema que afeta a maioria dos brasileiros.

Responder

comment-avatar

*

*