Sessão solene será realizada em homenagem a desbravadores

A Assembleia Legislativa realiza, no próximo dia 25 de agosto, Sessão Especial para a entrega da Comenda Desbravador Norberto Schwantes, uma honraria aos imigrantes que atuaram de forma direta e significativa no desenvolvimento de Mato Grosso. A solenidade acontecerá no  Centro de Tradições Gaúchas (CTG) ‘Querência Nova’ no Município de Terra Nova do Norte, durante a tradicional festa do Portelaço, que está em sua 7º edição.

De acordo com o autor da proposta, deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM),  serão homenageados 40 pessoas, entre homens e mulheres, residentes dos municípios de  Nova Guarita, terra Nova do Norte, Canarana e Sinop.

“Além de reconhecimento, essa comenda proporciona mais motivação aos migrantes que ajudaram a desenvolver esse estado. Mato Grosso acolheu pessoas de todos os cantos do país e do mundo, e juntos nos tornamos um povo promissor e culturalmente incomparável”, afirmou Dilmar.

A Comenda foi criada em 2010 pelo então deputado estadual Dilceu Dal’Bosco, como forma de reconhecimento  aos migrantes, grandes responsáveis pela colonização da região  Norte e Araguaia do Estado.

Resgate Histórico   – Nascido em 19 de março de 1935, Schwantes atuava como jornalista, empresário e também pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, na Paróquia de sua cidade natal, Tenente Portela, no Rio Grande do Sul.

Inovador, Norberto encabeçou, em 1971, a criação da Cooperativa 31 de Março (Coopercol), que entrou para a história como a primeira cooperativa colonizadora do país. Foi então os associados adquiriram uma área de 39.981 hectares na região Araguaia de Mato Grosso, onde foram assentadas 80 famílias. Anos mais tarde, a localidade foi emancipada dando origem ao município de Canarana.

“O nome foi dado graças a um capim chamado de “Canarana”, e por ser semelhante à Canaã, a terra prometida aos hebreus cuja história lemos no Antigo Testamento da Bíblia”, relatou Dal’Bosco.

Além de Canarana,  Schwantes foi responsável pela fundação de Água Boa no Araguaia e mais oito projetos de colonização entre  1970 e 1976. Anos mais tarde concorreu a deputado federal constituinte, assumindo como suplente para legislatura 1987 -1991. Faleceu no exercício do mandato, em 17 de setembro de 1988.

Responder

comment-avatar

*

*