Sete mil casos de fugas em pedágios são registrados por mês em rodovias

Cerca de sete mil ocorrências de evasão são registradas, mensalmente, em nove praças de pedágio instaladas nas BRs 163 e 364, em Mato Grosso, no trecho administrado pela concessionária Rota do Oeste. Conforme a empresa, a prática de tentar passar sem pagar pode gerar acidentes e, para punir quem comete essa e outras infrações, uma parceria está sendo firmada pela concessionária com a Polícia Rodoviária Federal (PRF-MT).

A partir de agora, a PRF terá acesso às imagens do sistema de monitoramento instalado pela empresa nas praças de pedágio, podendo multar os motoristas que desrespeitarem as leis de trânsito e penalizando aqueles que cometem crimes, como adulteração das placas do veículo.

Segundo o superintendente da PRF, Arthur Nogueira, o acesso às câmeras da concessionária evita que a instituição necessite ter, em cada praça de pedágio, uma equipe de policiais. Ele ressalta que a conduta dos motoristas que “furam” os pedágios pode resultar em graves acidentes.

“Quando o motorista quer furar o pedágio, ele passa em velocidade acima da permitida e pode colidir com outros veículos, ou mesmo atropelar alguém que esteja trabalhando ali”, afirmou.

Conforme a PRF, outras infrações, como a ausência do cinto de segurança, uso do celular, excesso de velocidade e manobras perigosas também serão fiscalizadas durante a parceria. “O motorista precisa ficar atento, porque agora podemos multar à distância e o acúmulo de pontos pode levar até mesmo à perda da carteira em uma única viagem”, disse.

Pedágio
A BR-163/364 tem nove praças de pedágio distribuídas, aproximadamente, a cada 100 km ao longo dos 855 km concedidos à concessionária, de Itiquira, na divisa com o Mato Grosso do Sul, até o município de Sinop, no médio norte mato-grossense. As estruturas foram instaladas fora de perímetros urbanos para reduzir o impacto para os cidadãos dos municípios próximos.

Em setembro deste ano, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou o aumento anual no pedágio em nove praças em Mato Grosso. Os preços cobrados variam de R$ 3,80 a R$ 7.

http://g1.globo.com/mato-grosso

(Foto: Divulgação/Rota do Oeste)

Responder

comment-avatar

*


*