Sistemas de produção em Reserva Legal serão discutidos em dia de campo em Canarana

Encontro promovido pelo ISA, Embrapa, Secretaria de Agricultura de Canarana e Pioneer acontece no dia 1º de junho, na Fazenda Nova Esperança.

Discutir sistemas de produção em Reserva Legal é o objetivo do 1º dia de campo realizado pelo Instituto Socioambiental (ISA) em parceria com a Embrapa, com a Secretaria de Agricultura de Canarana e com a Pioneer. O encontro acontecerá no dia 1º de junho, a partir das 7h30, na Fazenda Nova Esperança, em Canarana (MT).

A área visitada faz parte de um projeto pioneiro em Mato Grosso de plantio e aproveitamento de Reserva Legal, realizado pela Embrapa Agrossilvipastoril em parceria com o ISA. A ideia do projeto é testar se é viável economicamente para o produtor plantar e utilizar a Reserva Legal dentro de sua propriedade.

A Reserva Legal é uma área legalmente protegida que toda propriedade rural deve possuir, e cujo percentual de extensão varia conforme o bioma. É uma área que deve ser mantida com vegetação nativa, para fins de conservação da biodiversidade e manutenção dos processos ecológicos e que pode ser manejada, desde que não haja supressão total de vegetação, podendo ser mais uma fonte de renda para o produtor. No estado de Mato Grosso, plantar Reserva Legal ainda é uma realidade distante da maioria dos produtores e a proposta desse projeto é validar mecanismos para inverter essa lógica.

Durante o dia de campo, os participantes poderão conhecer mais sobre a alternativa e debater a viabilidade da proposta na região.

O evento faz parte das ações do projeto “Preparando o Brasil para o Redd”, que conta com a participação da TNC (The Nature Conservancy), Instituto Socioambiental (ISA), ICV (Instituto Centro de Vida), Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e Fundo para Defesa Ambiental (EDF). O projeto tem apoio da Usaid (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional).

 Confira a programação:

1º Dia de Campo em Sistemas de Produção e Conservação em Reserva Legal em Canarana

Dia: 1º de junho

Hora: a partir das 7h30

Local: Fazenda Nova Esperança, Canarana (MT), a 10 km da represa do Garapu

 •         Adequação ambiental de propriedades rurais no Mato Grosso: como funciona o Cadastro Ambiental Rural e as ameaças e desafios com a mudança do Código Florestal – Rodrigo Junqueira – Instituto Socioambiental

•         Programa Aroeira: Programa Municipal de Recuperação de Áreas Degradadas de Canarana – Eliane Felten – Secretaria de Agricultura de Canarana

•      ProjetoRestauração florestal de áreas degradadas como um sistema de produção em Reserva Legal na região de transição Amazônia/Cerrado e no Cerrado” – Ingo Isernhagen  e Diego Barbosa – Embrapa Agrossilvipastoril

•      Boas práticas para alta performance de milho safrinha- Pércio Cancian – Pioneer Sementes

•      Almoço às 12h

Responder

comment-avatar

*

*