Situação crítica nas estradas do município de Nova Nazaré

NOVA NAZARÉ – As chuvas que atingem a região estão deixando as rodovias estaduais intransitáveis. Nova Nazaré, no Médio Araguaia, pode ficar ilhada se as chuvas persistirem nos próximos dias.

Ontem, a reportagem do Jornal Interativo visitou as rodovias MT-240 e MT-326 entre Água Boa e a região do Calcário em Cocalinho. Existem atoleiros na região da Fazenda Paraíso, e em Água Boa Três, interior de Nova Nazaré.
As pontes sobre o rio Água Suja e uma vazante do mesmo rio na MT-326 estão prejudicadas e não oferecem passagem com segurança. A única via de acesso de Água Boa para Nova Nazaré é pela MT-240.
Várias pontes no trajeto que segue de Nova Nazaré para Cocalinho estão em péssimas condições. O pior caso é a ponte sobre o rio Água Preta, na região dos calcários. A estrutura balança com o peso e o aterro feito ao lado da estrutura foi levado pelas águas das chuvas.
Os moradores temem que a reabertura das usinas de calcário e o aumento do trânsito de caminhões pesados possa comprometer a estrutura, deixando a região ilhada. Quem viaja da região do calcário para Cocalinho também enfrenta 7 pontes comprometidas.
Ontem, Railda conseguiu falar com o governador Silval Barbosa. Por telefone, o governador prometeu enviar uma equipe da empresa AC Azevedo de Araguainha, para efetuar reparos emergenciais nas estradas estaduais. Uma equipe da Defesa Civil deve fazer levantamentos sobre os estragos causados pelas chuvas no município.
Railda disse que outra equipe da Secretaria Estadual da Infraestrutura deverá estar no município nos próximos dias para iniciar a recuperação das pontes atingidas pelas cheias. Em alguns pontos, trabalhadores e máquinas da prefeitura de Nova Nazaré efetuaram um trabalho emergencial, para evitar os atoleiros.
Comerciantes, motoristas e moradores estão preocupados com a situação das estradas estaduais. Eles disseram que os atoleiros são tradicionais e existem há vários anos, mas que até agora o problema persiste. Há cada ano e temporada de chuva, os problemas são os mesmos.
Os comerciantes amargam prejuízos, pois o movimento nas estradas é pequeno, devido á situação. Os gêneros alimentícios e outros artigos acabam custando mais caro, devido ao frete.
Já os transportadores culpam os custos pela situação das estradas. A volta das chuvas a noite passada e durante a manhã de hoje podem comprometer o trânsito de pessoas e Nova Nazaré pode ficar ilhada. A maior preocupação é com o abastecimento de alimentos e o transporte de doentes, uma vez que o hospital mais próximo fica em Água Boa.
Interativa fm

Responder

comment-avatar

*

*