Staff da Prefeitura conhece oficialmente o Programa Cidade Empreendedora

Foi apresentado para o staff da Prefeitura Municipal na manhã de terça-feira, 15, no gabinete do prefeito Fábio Faria, o programa Cidade Empreendedora e o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Estiveram presentes, além do prefeito, secretários municipais e representantes de todas as pastas (staff), vereadores e imprensa. A apresentação foi feita por representantes do Sebrae de Mato Grosso.

O Cidade Empreendedora é um programa de transformação econômica de municípios voltado para aprimorar a gestão dentro da Prefeitura e também junto a lideranças dentro da comunidade local. O público alvo são servidores públicos, além de secretários e prefeito, ofertando cursos de capacitação, assessoria especializada como sessões de coaching, consultoria e mentoria, elaboração de projetos voltados a cada pasta, para aperfeiçoar os serviços oferecidos aos cidadãos.

O Programa Cidade Empreendedora também foca na elaboração de um plano de desenvolvimento, na criação da sala do empreendedor, na implementação de uma cultura empreendedora junto a comerciantes e agricultores, na desburocratização da Prefeitura para facilitar investimentos, na fomentação de compras públicas sustentáveis, entre outras ações.

Paralelo a isso serão inscritos dois projetos desenvolvidos pela Prefeitura ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, um programa de reconhecimento aos administradores que implantaram essas iniciativas. A secretária Municipal de Desenvolvimento Sócio Econômico e Turístico, Marilei Bier (Nega), informou que serão cadastrados os projetos do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e de mobilidade urbana que está sendo implementado através das ciclovias.

O cronograma de execução dos programas Cidade Empreendedora e Prefeito Empreendedor, ocorrerá durante os anos de 2018 e 2019 pela equipe dos gestores do Sebrae junto a administração municipal. Serão mais de 20 consultores do Sebrae trabalhando em Canarana.

Foi consenso entre os presentes, que esses programas deixarão um legado para a cidade de Canarana e as futuras gestões da Prefeitura Municipal. Isso porque capacitará o prefeito, secretários, servidores, ajudará na desburocratização e eficiência da máquina pública, fomentará negócios com o Poder Público e auxiliará num plano de desenvolvimento para Canarana.

Canarana tem mais de 20 mil habitantes e a Prefeitura Municipal tem mais de 700 funcionários. É humanamente impossível, sozinho, administrar com eficiência uma máquina desse tamanho e que tem um orçamento anual superior a R$ 80 milhões de reais. São problemas estruturais históricos, anseios e egos de todos os lados, além de questões políticas. A equipe do Sebrae é capacitada para auxiliar nesse processo todo de planejamento e mudança.

A mudança começa com o prefeito, se estende aos secretários e todos os servidores públicos municipais. Mudança para que se possa cumprir o papel de todos, que é servir a população e promover uma cidade empreendedora e desenvolvida. Isso só será alcançado quando, mais do que política, se administrar uma Prefeitura como se fosse uma empresa, com eficiência. É isso que se busca com o programa Cidade Empreendedora.

jopioneiro

Responder

comment-avatar

*

*