Três cidades de Mato Grosso ainda podem ter resultado da eleição alterado por candidaturas ‘sob judice’

Três cidades de Mato Grosso ainda podem ter alteração no resultado da eleição. Os prefeitos eleitos de Juara (664 Km de Cuiabá), Chapada dos Guimarães (67 Km) e Glória D’Oestes (241 Km) ainda estão com as candidaturas ‘sob judice’.

Em Chapada dos Guimaraes, Gilberto Mello (PR) teve o registro de sua candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE). Gilberto Mello foi prefeito do município de 2005 a 2008 e teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O pedido para indeferir a candidatura foi solicitado pelo Ministério Público e pela coligação Unidade do Campo e da Cidade, que faz oposição a Mello.

As contas da gestão da Prefeitura de Chapada dos Guimarães enquanto Gilberto era prefeito foram julgadas irregulares. Segundo consta da sentença, o candidato nem sequer apresentou defesa no processo de tomada de contas perante o TCU, a fim de justificar a execução irregular do convênio, o que constitui circunstância reveladora da existência de dolo em sua conduta.

Em Glória D’Oeste, para todos os efeitos, Elisete do Carlinhos (PSDB) é a prefeita eleita. Nilton Borgato (PP), no entanto, ainda tem esperanças de assumir o Executivo enquanto aguarda a Justiça Eleitoral julgar seu recurso. Borgato foi condenado por peculato em março de 2011.

Um Juara, o candidato mais votado foi Oscar Bezerra (PSB), o marido da deputada estadual Luciane Bezerra (PSB), que já foi prefeito do município de 2004 a 2008. Bezerra teve o registro de candidatura impugnado a pedido da coligação “Juara para Todos” sob a argumentação de que teria sido condenado em três ações de investigação judicial eleitoral.

Insegurança em todo o país

A situação de candidaturas sob judice se repete em 58 municípios brasileiros. O caso mais curioso acontece em Goiás, no município de Bom Jesus de Goiás, no qual todos os candidatos estão as candidaturas barradas.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, foram analisados pouco mais de 5 mil recursos. Até o segundo turno foram apresentados 7.942 recursos.

olhardireto.

Responder

comment-avatar

*

*