Unemat abre inscrição de servidores para Cipa

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) abre inscrição para servidores interessados em compor a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), nos campi de Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra e na Sede Administrativa. As inscrições podem ser feitas no período de 30 de julho a 13 de agosto. O número de vagas referentes a cada campus constam no edital 001/2012-PRAD.

Os interessados que possuírem dúvidas, podem procurar os servidores responsáveis pelo andamento do processo, que estão lotados nos campi. No processo eleitoral, cinquenta por cento mais um (50% + 1) dos servidores devem votar, caso contrário a eleição se tornará inválida.

A Pró-reitoria de Administração (Prad) explica que os servidores devem concentrar esforços para que isso não ocorra, pois além de um instrumento importante ao desenvolvimento institucional, a Cipa é um dos itens exigidos no Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre Ministério Público do Trabalho e a Unemat. Os PTES e professores efetivos e contratados podem se inscrever, e todos eles possuem direito a voto. A eleição ocorrerá no dia 17/08 em local a ser definido pelos servidores responsáveis pela eleição no Campus (constantes também no edital 002/2012-PRAD).

A relação dos candidatos inscritos e o local de votação serão divulgados no dia 14/08. O edital completo pode ser acessado em: http://www.unemat.br/prad/cipa/?link=editais

Atribuições dos representantes da Cipa

Elaborar os mapas de riscos, visando identificar os riscos de cada setor de trabalho; Realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando à identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores e elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução dos desvios; Realizar, a cada reunião, avaliação do cumprimento das metas fixadas em seu plano de trabalho e discutir as situações de risco que foram identificadas; Divulgar aos trabalhadores informações relativas à segurança e saúde no trabalho, bem como o cumprimento das Normas Regulamentadoras, bem como cláusulas de acordos e convenções; Promover, anualmente, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

Informações: http://www.unemat.br/prad/cipa/

Responder

comment-avatar

*

*