Usina Termoelétrica do Araguaia será construída em Querência, confirma secretário

Obras devem começar ainda no primeiro semestre de 2015, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado Eduardo Moura.

Obras devem começar ainda no primeiro semestre de 2015, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado Eduardo Moura

A Usina Termoelétrica que será construída para dar estabilidade ao sistema elétrico a região Norte Araguaia ficará mesmo no município de Querência. A informação foi confirmada ontem (18.05) para o Portal Agência da Notícia pelo secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Eduardo Moura.

Outros dois municípios da região, Vila Rica e Porto Alegre do Norte, também disputavam o investimento. “A escolha por Querência foi técnica, porque já existe uma estrutura lá, que poderá ser aproveitada”, destacou Moura, reforçando que esta semana o Conselho de Monitoramento do Setor Elétrico, que é ligado ao Ministério de Minas e Energia, emitiu o parecer favorável para o início das obras, o que é fundamental, segundo o secretário.

“Esse parecer é fundamental para a obra, sem ele, não teria como ela ocorrer. Essa decisão é uma garantia de que o investimento será realizado, e pelas conversas que temos com o governador e com os representantes da empresa responsável, elas devem começar ainda no primeiro semestre”, explicou Eduardo Moura.

As obras serão gerenciadas pela Energisa, que é a empresa que fornece energia para o estado de Mato Grosso. Ela irá realizar uma chamada pública para contratar as empreiteiras que tocaram o canteiro.

A potência de geração é de 20 MW, e o investimento poderá alcançar os R$ 70 milhões. A previsão é que a energia, que será gerada com a queima de óleo diesel, comece a abastecer o sistema em fevereiro de 2016.

Responder

comment-avatar

*

*