Varas do Trabalho de Confresa e Água Boa recebem PJe-JT na segunda-feira (25)

As comarcas trabalhistas de Confresa e Água Boa (1.167km e 749km de Cuiabá) serão integradas na próxima segunda-feira (25) ao Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT). As cerimônias que marcam as instalações do sistema que põe fim ao processo em papel ocorrerão, respectivamente, às 11h e às 15h (horário local), nas sedes das varas do trabalho.

As solenidades contarão com a presença do presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT), desembargador Tarcísio Valente, dos juízes do trabalho dos municípios, além de autoridades locais, servidores e da população em geral.

Na terça-feira (26), o sistema chegará também à Vara do Trabalho de Barra do Garças.

As comarcas de Confresa e Água Boa são, nessa ordem, a oitava e nona unidades trabalhistas a receberem o PJe-JT neste ano no estado. Com a chegada do sistema às varas, Mato Grosso alcançará a marca de 76% de suas unidades de primeira instância operando através do novo modelo de tramitação.

As instalações do PJe-JT nas duas comarcas beneficiarão cerca de 212 mil habitantes que residem nos 21 municípios que estão sob a jurisdição das unidades (VT Confresa: Confresa, Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia, Canabrava do Norte, Luciara, Novo Santo Antônio, Porto Alegre do Norte, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, São José do Xingu, Serra Nova Dourada; VT Água Boa: Água Boa, Campinápolis, Canarana, Cocalinho, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Ribeirão Cascalheira, Querência).

A perspectiva do TRT de Mato Grosso com a instalação do PJe-JT é melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados à sociedade, trazendo uma maior eficiência e celeridade ao processo judicial.

Calendário

Em 2012, o TRT/MT instalou o sistema em 20 varas do trabalho no estado. A primeira a receber foi a de Várzea Grande, no dia 08 de fevereiro, e a última a de Jaciara, no dia 14 de dezembro.

Neste ano, passaram a operar também por meio da ferramenta as unidades de Sorriso, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Pontes e Lacerda, Mirassol D’Oeste, Cáceres e Alto Araguaia. O cronograma do TRT/MT prevê que o sistema esteja instalado nas demais unidades existentes em Mato Grosso até abril de 2013, alcançando, assim, o percentual de 100% de varas do trabalho mato-grossenses

Além das varas, a ferramenta também já está em operação no Tribunal desde maio de 2012.

PJe-JT

O Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho é um sistema nacional, concebido para unificar todas as instâncias da Justiça do Trabalho e, futuramente, estará conectado a outros segmentos do Poder Judiciário, conforme padrão adotado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Trata-se de um sistema único, que permite a execução de todos os atos processuais pela internet.

A implementação do PJe-JT traz uma série de benefícios que tornam a Justiça do Trabalho mais célere e eficiente, com a diminuição do tempo de tramitação dos processos, uma vez que várias etapas burocráticas passam a ser automatizadas. Além disso, merece destaque também a grande redução no consumo de papel, que passa a não ser mais necessário diante da tramitação eletrônica.

O PJe-JT será utilizado apenas para novas ações trabalhistas que forem ajuizadas nas varas do trabalho dos dois municípios a partir desta segunda-feira. Processos antigos, em papel, permanecerão da mesma forma até a fase de execução, quando serão migrados também para o meio eletrônico. No PJe-JT, os advogados necessitarão da certificação digital para atuar. Tal característica garante a integridade e confiabilidade do sistema.

Serviço

O que: Instalações do processo judicial eletrônico nas Varas do Trabalho de Confresa e Água Boa.

Quando: segunda-feira (25), às 11 horas e às 15 horas, respectivamente.

Onde: Vara do Trabalho de Confresa (Rua Nova, nº 19, Bairro Vila Nova, Setor Industrial – Confresa – MT) e Vara do Trabalho de Água Boa (Av. Araguaia, nº. 991 – Centro II – Água Boa-MT).

Contato TRT/MT: Jornalista Ademar Adams (65) 3648-4360 ou (65) 8124-8150

Contatos locais: Confresa – Donálcio (65) 8119-5535 ou Lauro (66) 8435-5024; Água Boa – André Cleandro (66) 9214-8364.

Responder

comment-avatar

*

*