Visita Técnica da turma de Agronegócio em Água Boa


Nesta semana foi realizada uma visita técnica pela turma do 5º semestre de Agronegócio da Faculdade Cathedral, tendo como mediador o  professor e médico veterinário Giovani Rosa. A visita aconteceu nas dependências da Fazenda Cocal, atualmente arrendada para o Grupo Bom Futuro, localizada no município de Canarana – MT . A fazenda é referência em manejo e criação de peixes (Piscicultura).

      A Fazenda é gerenciada pelo Sr. Leonardo, e tem como responsável pela Piscigranja o Sr. Odivan Martins (Xirú), que explanou todos os aspectos fundamentais para que ocorra a produção de carne de pescado com qualidade, e visando o lucro de forma racional e sustentável.

O processo de criação dos peixes é realizado e distribuído de forma semi-intensiva em 34 tanques, que juntos totalizam uma área de 45 hectares de lâmina d’agua. A criação dá inicio com a aquisição de larvas das espécies Tambacú, Pintado da Amazônia e Piauçu, adquiridas no estado de Tocantins. Posteriormente essas larvas são distribuídas em tanques denominados berçários, onde recebem uma alimentação adequada e permanecem até atingirem o peso médio de 100gr. Após esta fase é feita a transferência dos peixes para tanques de engorda, onde cada tanque recebe 0,9 peixes por m². Os peixes são alimentados de acordo com seu peso, recebendo em média 2% de seu peso vivo em ração, distribuídas em dois períodos do dia, pela manhã e no final da tarde. A piscigranja conta com uma represa de abastecimento de aproximadamente 10 hectares de lâmina d’agua, cuja água necessita ser de excelente qualidade, essencial para o rendimento na criação de pescado.

A carne resultante deste projeto é destinada para atender e suprir um mercado diferenciado, pois é vista como uma carne nutritiva, rica em proteínas e Omega 3. A venda é realizada semanalmente para as cidades de Cuiabá, Sorriso e Brasília, onde plantas frigoríficas instaladas nestas localidades recebem o peixe fresco (transportado com gelo).

Texto escrito pelos acadêmicos: Jéssica Petter, Marcos Queiroz, Tomas Basso e Welligton Ferreira

Responder

comment-avatar

*

*